Interpretação em felinos possui algumas particularidades
Sempre surgem algumas dúvidas em relação a quais procedimentos devem ser realizados quando o paciente chega ao consultório com problemas oculares. Assim, o médico-veterinário e especialista em Oftalmologia Veterinária, diretor do Centro de Estudos Pesquisa e Oftalmologia Veterinária (CEPOV, Rio de Janeiro/RJ), Jorge da Silva Pereira, dá algumas orientações referentes ao tema.
O especialista explica que ao receber um paciente para atendimento cuja queixa do tutor está relacionada aos olhos, o profissional deve realizar um check up clínico, buscando identificar alguma causa sistêmica que possa ter relação com o evento oftálmico.
O médico-veterinário ainda compartilha que é recorrente cães e gatos com secreções oculares e discorre sobre as que mais acometem os animais de companhia. “Conjuntivites, de um modo geral, ligadas a falhas no filme lacrimal, ulceras de córnea, degenerações corneanas, glaucomas de diferentes etiologias e cataratas”, pontua. O especialista menciona que, no caso dos felinos, mudam algumas. “Conjuntivites, ceratites, sequestro corneano e uveites ligadas a doenças virais, são as patologias mais comuns em nessa espécie”, conclui.
Leia mais na reportagem na edição deste mês, da C&G VF.