in

CFMV ENVIA PROPOSTA AO MAPA SOBRE READEQUAÇÃO DE PRODUTOS DINAMIZADOS

Fármacos são produzidos por substâncias vegetais, animais ou minerais

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) fez sugestões para consulta pública de Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) que estabelece critérios para registro de produtos de uso veterinário dinamizado. 

A ideia, com as propostas, é que os critérios sejam adequados às necessidades globais, colaborando, ainda, para a rotina dos médicos-veterinários responsáveis técnicos que atuam nos setores público e privado. 

medicamento

Medicamentos são administrados aos animais pelosmédicos-veterinários conforme aterapêutica homeopática (Foto: reprodução)

O CFMV sugere inclusão de trecho que garanta o cumprimento das exigências não só sanitárias, mas ambientais durante o transporte, coleta e manipulação dos insumos. Segundo o CFMV, nova redação visa maior atendimento da regulamentação em vigor sobre a logística reversa e seu descarte de forma ambientalmente correta. 

Outra mudança sugerida pelo CFMV é que o estudo clínico para comprovação da eficácia seja realizado de acordo com as especificidades aplicadas a produtos homeopáticos e dinamizados. Produtos de uso veterinário dinamizado são medicamentos produzidos a partir de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral submetidas a triturações sucessivas ou diluições seguidas de agitação ritmada. Os medicamentos são administrados aos animais pelos médicos-veterinários conforme a terapêutica homeopática e possuem normas específicas para cada caso. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRODUTOS DA EMPRESA VETOQUINOL SERÃO EXPOSTOS NO CONGRESSO MEDVEP 2017

CIRURGIA PLÁSTICA EM PETS APRESENTA-SE COMO UM NEGÓCIO CRESCENTE NOS EUA