in

CFMV homologa emissão de títulos de especialista em animais selvagens e em endocrinologia

Abravas e Abev foram as associações habilitadas para concessão de título de Especialista, decisão foi tomada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária

A Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas) foi habilitada a conceder título de especialista em Medicina de Animais Selvagens, conforme decisão unânime tomada na 358ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em maio, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília. A Resolução CFMV nº 1.463 foi publicada na última quarta-feira (01) no Diário Oficial da União (DOU). Na mesma edição do DOU ainda foi publicada a Resolução CFMV nº 1.461, que habilita a Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (Abev) para concessão de título de Especialista em Endocrinologia Veterinária. 

“A Abravas recebeu a notícia como uma conquista pelo empenho de colegas que idealizaram o título de especialista, desde a gestão anterior à minha. Estamos muito felizes”, comemorou a médica-veterinária Hilari Wanderlei Hidasi, presidente da associação desde 2019. 

Hilari explica que o título de especialista Medicina de Animais Selvagens concedido pela Abravas vai contemplar médicos-veterinários atuantes nas áreas de conservação de fauna, em zoológicos, com animais aquáticos e pets não convencionais. “São quatro áreas bem distintas, nas quais muitos profissionais já atuam. Agora, com a possibilidade de obtenção do título, eles podem ter um reconhecimento formal. É uma vitória muito grande para a nossa área de atuação”. 

A Abravas publicará um edital com todas as informações necessárias para o processo avaliativo, como apresentação de documentos que comprovem a atuação do candidato na área de animais selvagens, além da data e local de realização da prova de conhecimento específico, conforme previsto na Resolução nº 935/2009. A estimativa é que a avaliação para a emissão dos primeiros títulos ocorra em 2023, no Congresso Brasileiro da Abravas. 

Sobre a Abravas

Fundada em 1995, a Abravas é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico-cultural, que congrega médicos-veterinários e estudantes interessados em animais selvagens, de modo a promover a integração entre os associados, o aprimoramento profissional, o bem-estar animal e a conservação da biodiversidade. Sua presidente tem graduação pela Universidade Federal de Goiás, na qual também concluiu mestrado e doutorado em Ciência Animal.  

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM: 

Docentes e alunos de Veterinária do Ceunsp realizam projeto CED com gatos ferais

Levantamento do Instituto Pet Brasil indica que mercado pet teve alta de 14% em 2022

Veterinária explica a ocorrência de hiperplasias mamárias em gatas castradas 

(Foto: reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hamster

Pacientes com varíola devem evitar contato com alguns animais de estimação

atendimento domiciliar

CRMV-RJ orienta sobre atendimento domiciliar veterinário e suas responsabilidades éticas