Lançamento do material acontece em 31 de julho, na sede do Conselho
Com objetivo de contribuir para a melhoria contínua da Educação Médico-Veterinária no Brasil, estimular a cultura de auto avaliação institucional e orientar a sociedade quanto a qualidade dos cursos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) desenvolveu o projeto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária.
A proposta é um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos cursos de graduação pelo País. Com isso, a instituição de ensino (IE) poderá obter um reconhecimento formal sobre a competência de seu programa de ensino em Medicina Veterinária. Para ter o certificado, a IE deve comprovar o desenvolvimento as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos.
Proposta é um sistema de avaliação e certificaçãoda qualidade dos cursos de graduaçãopelo País (Foto: reprodução)
O projeto do CFMV entrará, agora, em uma segunda fase. O lançamento do edital do segundo ciclo de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária acontecerá em 31 de julho, durante Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária.
O evento ocorrerá na sede do CFMV e contará com a presença de representantes das Comissões Regionais de Educação em Medicina Veterinária dos 27 Estados. E para que ele obtenha o sucesso esperado, é necessário o envolvimento e participação efetiva de todos os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV’s). “As instituições de ensino interessadas no projeto já podem se preparar. O instrumento de avaliação está disponível no portal”, avisa o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária, do CFMV, Rafael Mondadori.
Ele conta que, durante o fórum, serão discutidos vários assuntos referentes ao ensino da Medicina Veterinária. “Esperamos que cada Comissão Regional de Educação apresente ações e sugira assuntos de interesse, principalmente, para montarmos a programação do Seminário Nacional de Educação em Medicina Veterinária, previsto para 2019”, diz Mondadori.
Os critérios empregados pelo CFMV no projeto de acreditação são específicos para a avaliação de cursos de Medicina Veterinária e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.
Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.