in

CFMV PEDE INFORMAÇÕES SOBRE A VENDA DE MEDICAMENTO CONTRA LEISHMANIOSE

Conselho solicita cópia de relatórios de estabelecimentos que comercializam

Conselho solicita cópia de relatórios de estabelecimentos que comercializam

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) informações sobre o controle da comercialização do medicamento Milteforan, registrado pelo MAPA para tratamento da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). 

De acordo com informações repassadas pelo laboratório Virbac (São Paulo/SP) aos Ministérios da Saúde e da Agricultura, foi criado um sistema de rastreabilidade para comercialização do medicamento, desde a aquisição pelo distribuidor no exterior até a venda ao cliente no Brasil.

Interessado em acompanhar o processo e garantir que o procedimento seja devidamente respeitado pelos médicos-veterinários, o CFMV pede que seja enviada cópia dos relatórios que indiquem quais estabelecimentos e profissionais têm adquirido o medicamento. 

veterinario_achouservicos_1

Para o CFMV, o não acompanhamento do tratamento da LVC pode significar risco à saúde pública (Foto: reprodução)

O comércio irregular do produto, a prescrição indevida ou o não acompanhamento do tratamento da LVC pode significar risco à saúde pública, mantendo um animal doente no ambiente. “Pode significar uma falsa ideia de segurança, já que o animal estaria em tratamento, quando na verdade não está em tratamento adequado, mantendo a doença ativa no ambiente e, na presença do mosquito, o risco de transmissão a outros animais e até ao homem”, explica a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (Cnspv/CFMV), Sthenia Amora. 

O CFMV ressalta que está preocupado com a correta prescrição, com o acompanhamento do tratamento pelos médicos-veterinários responsáveis técnicos pelos estabelecimentos comerciais de forma a garantir que, de fato, os animais sejam curados. Considerando que apenas estabelecimentos que possuem responsável técnico médico-veterinário podem adquirir o Milteforan, o CFMV também pede informações sobre a relação dos estabelecimentos comerciais cadastrados no Ministério da Agricultura e os respectivos responsáveis técnicos. 

Clique aqui e leia uma discussão sobre o tratamento da doença em cães.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GUIA LISTA ESTABELECIMENTOS PET FRIENDLY DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

ESTABELECIMENTOS QUE VENDEM ANIMAIS DEVEM POSSUIR UM RESPONSÁVEL TÉCNICO