in

CFMV REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE ÚNICA NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948

Dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948

No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) reforça a importância de atuar em defesa de uma Saúde Única, que leva em conta a integração entre a saúde animal, humana e ambiental. 

É defendida pelo Conselho Federal uma abordagem que vá além da visão assistencialista da saúde, pensando na prevenção e no cuidado com as pessoas, o ambiente, os animais e sua interação. 

No último ano, o CFMV alcançou conquistas importantes na área da saúde. Assumiu posição de titularidade na Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde. Também realizou, em outubro de 2016, o seu VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária e o VII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária. Na ocasião, foram trabalhadas a ligação entre Saúde Única e o Bem-Estar único, a atuação do médico-veterinário na saúde pública e o melhor entendimento do papel do profissional nos diferentes contextos. 

dia da saude

Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social (Foto: reprodução)

Ainda pensando na importância da Medicina Veterinária e Zootecnia nas discussões sobre a Saúde Única, o CFMV esteve presente no 4º Congresso Internacional sobre Saúde Única, que aconteceu em dezembro do ano passado, em Melbourne, na Austrália. O Congresso permitiu a difusão de conhecimentos de diversas profissões e o enfrentamento das doenças dentro da abordagem de uma Saúde Única.  

O CFMV atua, ainda, em prol de ações que consolidem a atuação do médico-veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e destaca a fundamental participação do profissional na saúde pública para a prevenção de doenças.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

50% DAS EMERGÊNCIAS EM HOSPITAIS VETERINÁRIOS SÃO POR ATROPELAMENTO

COMEDOUROS PARA PETS ABANDONADOS SÃO INSTALADOS EM AMERICANA