Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Chapas 3 e 4 avançam para segundo turno na disputa pela gestão do CRMV-SP

Mais de 31 mil profissionais votaram no primeiro turno pelas modalidades on-line e por correspondência
Por Equipe Cães&Gatos
foto-voto
Por Equipe Cães&Gatos

A eleição de 2024 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), realizada no dia 12 de março, resultou na definição de duas chapas concorrentes para o segundo turno: Chapa 3 – “Evolução” e Chapa 4 – “Inovar para Transformar”. O total de votos computados, entre os realizados online e por correspondência, foi de 31.481, considerando válidos, nulos e brancos. O segundo turno está agendado para o dia 10 de abril, das 7h às 19h, por meio deste site, e por correspondência para os eleitores que optaram por essa modalidade.

O Regional São Paulo é o maior do Brasil em quantidade de profissionais atuantes. O total de votos recebidos representa quase 72% dos 43.834 médicos-veterinários e zootecnistas com inscrição principal no Estado e aptos a participar. Dos votos válidos, 8.678 foram registrados na Chapa 4 – “Inovar para Transformar”, 8.501 na Chapa 3 – “Evolução”, 6.498 na Chapa 2 – “Renovação Já”, 4.670 na Chapa 1 – “Valoriza Vet”.

Durante todo o dia, o processo eleitoral foi realizado de forma on-line, mas também foram disponibilizados quatro computadores na sede do Regional para que os profissionais pudessem efetuar o voto e participar do pleito. Cerca de 70 eleitores foram recebidos. A apuração final também computou 40 votos exercidos por correspondência.

Representando o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), como delegado observador, o secretário-geral Dr. José Maria dos Santos Filho parabenizou a equipe do Regional pela organização do evento. “Minha função, hoje, é justamente observar, ver se está tudo em conformidade com nossa legislação e de imediato pude perceber que sim ao ter uma reunião com a Comissão Eleitoral Regional (CER). As instalações estão muito bem montadas, dando muito conforto ao eleitor, com quatro locais individuais para votação e uma equipe de recepção orientando os colegas, então o ambiente foi muito bem preparado”, afirmou.

Para o auditor independente das eleições, Fernando de Pinho Barreira, o processo eleitoral foi bastante significativo e bem concorrido, com excelente participação do público. “A equipe do Conselho teve um cuidado bastante grande de pensar em todas as possibilidades, e sempre há lições que podemos implementar no futuro”.

A eficiente gestão do Conselho de Classe de Veterinária é fundamental para garantir o desenvolvimento profissional e está em fase de escolha pelos profissionais (Foto: reprodução)

Participação e democracia

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, acompanhou todo o processo eleitoral, mostrou-se satisfeito com a grande participação dos profissionais e passou o dia dando boas-vindas aos colegas que foram à sede para votar, inclusive, ex-presidentes e membros de gestões anteriores, e integrantes da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet).

“Considero muito importante este momento para nós, profissionais médicos-veterinários e zootecnistas. Quanto mais os profissionais participarem da votação, melhor será para nossas profissões. É a terceira vez que utilizamos o sistema on-line nas eleições, o que dá mais celeridade ao processo e maior rapidez no resultado. O profissional vota de onde estiver e é muito mais prático. Claro que é um processo que vem melhorando e cada eleição é um aprendizado”, enfatizou Mossero.

Para o presidente da CER, Cláudio Regis Depes, a participação de quatro chapas na eleição é sinal de que os colegas estão cada vez mais interessados em seu conselho de classe. “O clima que vimos entre as chapas concorrentes foi de camaradagem, cortesia, troca de informações, não houve rivalidade, e isso traz muitos benefícios tanto para médicos-veterinários e zootecnistas como para a própria instituição, pois a essência da democracia é o respeito entre os divergentes.”

Depes salientou, ainda, a presença marcante do presidente do Conselho, que, durante todo o dia, conversou com integrantes da CER e das chapas, e com funcionários, o que tornou o processo ainda mais democrático e atento a todos os detalhes.

Presidente do CRMV-SP recepciona delegado observador e secretário-geral do CFMV (Foto: divulgação)

“Inovar para Transformar” e “Evolução”

Com a maioria dos votos (8.678), a Chapa 4 – “Inovar para Transformar” será uma das concorrentes no segundo turno. O candidato a presidente da chapa, Fábio Manhoso, destacou a eleição como histórica por ter quatro chapas concorrentes, o que, segundo ele, denota o trabalho da atual gestão, repercutindo o incentivo do Conselho no estado de São Paulo a maior participação dos colegas.

“Montamos uma chapa técnica, de pessoas que confio, confesso que estou muito feliz, e até emocionado, de ver todo esse crescimento de nossas profissões. Acredito que tenhamos muito mais eleitores do que nos últimos pleitos, movidos inclusive pelo próprio trabalho que foi realizado pela gestão do Dr. Odemilson e também pela concorrência que, com certeza, vai legitimar ainda mais a chapa eleita”, afirmou Manhoso.

A Chapa 3 – “Evolução”, que conquistou 8.501 votos, será a outra concorrente ao segundo turno, no dia 10 de abril. A candidata a presidente da chapa, Daniela Pontes Chiebao ressaltou a grande receptividade que teve dos colegas durante a campanha e a percepção de que mais profissionais quiseram participar do processo democrático devido ao maior número de chapas.

“Desde que vi que teriam mais chapas participando da eleição, fiquei satisfeita, independentemente do resultado, vamos ter mudança e evolução. Vamos ter mais participação das pessoas e elas se sentirão mais acolhidas pelo Conselho. A maioria estará preocupada não só na eleição, mas na continuidade e acompanhamento da gestão, cobrando, dando ideias, e tirando dúvidas. As pessoas estão mais atentas e com uma atitude positiva”, enfatizou Daniela.

Representatividade

A eleição CRMV-SP de 2024, certamente, ficará na história pela quantidade de chapas concorrentes. O que torna o processo ainda mais democrático e representativo. Ciro Gassenferth Oliveira, candidato a presidente da Chapa 2 – “Renovação Já”, também falou do ineditismo desta eleição, que contou com quatro chapas concorrentes e lamentou que muitos profissionais tenham deixado para última hora para trocar a senha e não tenham conseguido votar. “Nós montamos uma chapa como nunca vimos com tamanha representatividade e representação, estamos em todas as regionais e estamos abrangendo 15 áreas de atuação dentro das atividades veterinárias e zootécnicas no estado de São Paulo.”

Para Daniel Zacharias Zago, candidato a presidente da Chapa 1 – “Valoriza Vet”, o processo foi muito positivo pelo fato de trazer chapas diferentes e com novas ideias. “Tivemos apoio de diversos colegas, e a expectativa é de que, independentemente de qual chapa ganhe, já seja uma grande vitória pela própria competitividade. As chapas estão empenhadas com o processo eleitoral e vão fazer o melhor pela próxima gestão”, salientou.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Medicina Veterinária é peça essencial para a Saúde Única

Eutanásia requer compreensão da dor do animal e aceitação da experiência do luto

Veterinário comenta benefícios da internação acompanhada para pets