Além dos cães, os gatos estão entre os primeiros animais domesticados por seres humanos. Mesmo após anos de convivência, as pessoas ainda não conseguiram extinguir completamente o comportamento instintivo da espécie. Mas, apesar disso, gatos de qualquer idade podem aprender a confiar mais nos humanos, como fomentado em “A Vida Secreta dos Gatos”, uma edição especial da National Geographic que explora o comportamento felino.
A espécie felina tem a fama de ser independente, mas isso não significa que esses animais prefiram ficar sozinhos. Eles podem não ter nascido programados para criar laços com os humanos, mas, ainda assim, é possível estabelecer um vínculo importante. Com tempo, necessidade e treinamento adequado, cada felino doméstico pode se tornar mais confiante e confortável em novos ambientes.
Ajude a expandir o mundo do seu gato!

Consta na publicação que criar limites para os gatos pode ser uma tarefa difícil, mas a chave está em uma abordagem lenta e positiva. O que pode ajudar é o treinamento com reforço positivo, com a oferta de petiscos e elogios. Esses passos ajudam o animal a associar novas experiências a coisas boas.
Embora o treinamento para gatos seja menos comum do que para cães, ele é valioso para o bem-estar do animal, ajudando a reduzir o estresse e aumentar a confiança.
Lembranças do passado
Os gatos se sentem mais confortáveis em locais e situações que remetam a algum momento de quando eram filhotes, como a matéria da National Geographic aborda. Assim, acostumar o animal com o contato humano desde cedo, ajuda esses pets a aceitarem melhor a interação ao longo da vida. Além disso, alimentar o gato com o mesmo tipo de comida em diferentes locais pode ajudar a criar associações positivas. Com o tempo, os gatos responderão com menos medo.
Mas, mesmo com treinos, algumas coisas podem sair do controle. Prova disso é que cerca de 15% dos tutores de gatos relatam que seus gatos já desapareceram em algum momento. É fato que a maioria dos gatos consegue encontrar o caminho de volta para casa sozinha, mas, alguns podem se perder, especialmente se forem mantidos dentro de casa na maior parte do tempo.
Caso isso ocorra, as orientações ao tutor são:
- Procure primeiro em locais próximos e familiares.
- Deixe itens com o cheiro do gato do lado de fora, como a cama ou brinquedos.
- Chame o gato usando um tom de voz calmo.
- Considere usar uma coleira com identificação para facilitar a volta para casa.
FAQ
Gatos podem aprender a confiar mais nos humanos?
Sim! Com paciência, reforço positivo e experiências positivas, gatos de qualquer idade podem se tornar mais confiantes e confortáveis com pessoas e ambientes novos.
Como o tutor pode ajudar o gato a se adaptar a novas situações?
Usando reforço positivo com petiscos e elogios, criando associações agradáveis com experiências novas e respeitando o ritmo do animal.
O que fazer se o gato desaparecer?
Procure nos arredores, deixe objetos com o cheiro dele do lado de fora, chame-o com voz calma e considere o uso de coleira com identificação para facilitar o retorno.
LEIA TAMBÉM:
Petiscos cremosos proporcionam saúde e bem-estar aos gatos
Minoxidil pode ser fatal para cães e gatos. Especialista alerta para os perigos
Quando dar banho em gatos? Especialista do CEUB fala sobre os cuidados com a higiene dos felinos