Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Como preparar sorvetes naturais para refrescar os pets nos dias quentes?

Coordenadora do curso de Veterinária da Faculdade Anhanguera ensina formas de aliviar o calor intenso
Por Equipe Cães&Gatos
sorvete
Por Equipe Cães&Gatos

Com dias cada vez mais quentes, manter os animais de estimação frescos e hidratados se torna uma prioridade. Uma maneira deliciosa de fazer isso é oferecer sorvetes naturais feitos em casa, especialmente preparados para atender às necessidades nutricionais dos pets. 

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Janaína Duarte, aponta que, assim como os humanos, os animais de estimação também sofrem com o calor. “Manter os pets frescos e hidratados ajuda a prevenir o superaquecimento e desidratação, que podem ser perigosos para sua saúde. Além disso, isso garante que eles estejam confortáveis ​​e felizes durante os dias quentes”. 

Uma forma de aliviar as altas temperaturas aos pets são os sorvetes, entretanto, a médica veterinária alerta para dar preferência aos caseiros do que industrializados. “Os sorvetes naturais caseiros oferecem uma série de vantagens em relação aos sorvetes comerciais para animais de estimação. Em primeiro lugar, eles permitem que os proprietários tenham controle total sobre os ingredientes, garantindo que sejam saudáveis ​​e seguros para seus pets, assim como são livres de corantes, conservantes e açúcares adicionados, o que os torna uma opção mais saudável. Também são personalizáveis, permitindo a adaptação das receitas de acordo com as preferências e restrições alimentares de cada pet”. 

Os sorvetes naturais caseiros oferecem uma série de vantagens em relação aos sorvetes comerciais para animais de estimação (Foto: reprodução)

Para o preparo dos sorvetes, a docente recomenda usar como ingredientes frutas como banana, morango e maçã, iogurte sem açúcar, caldo de carne ou frango sem sal, e até cenoura. “É importante evitar ingredientes tóxicos para animais, como uvas, chocolate e xilitol. Ao escolher os itens, verifique com o médico veterinário do seu animal se eles são seguros para o tipo de animal que você tem. Evite adicionar açúcares e produtos lácteos com alto teor de gordura, pois podem causar desconforto gastrointestinal”. 

Confira algumas receitas simples e saudáveis de sorvetes caseiros para os pets elencados pela professora de Medicina Veterinária: 

  • Sorvete de banana: Misture bananas maduras com iogurte natural sem açúcar, despeje em formas de picolé e congele.
  • Sorvete de frutas vermelhas: Combine morangos e mirtilos com água de coco, batata e congele.
  • Sorvete de cenoura: Cozinhe cenouras, mistura com caldo de frango sem sal, congele em pequenas porções.

“Na hora de dar o sorvete ao seu pet sirva em pequenas porções, especialmente se seu animal de estimação não estiver acostumado com sorvetes, para evitar problemas gastrointestinais. Após o consumo, fique atento a sinais como vômitos, gripes, surtos ou dificuldades respiratórias. Se o seu animal apresentar alguns desses sintomas após consumir sorvete, suspenda imediatamente e consulte um veterinário”, recomenda.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Grupo Psiconvet comenta problemas de saúde mental enfrentados por veterinários e tutores de pets

Cão-guia: você conhece todos os processos de treinamento destes animais?

Profissional explica como lidar com a coprofagia canina 

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!