in

COMUNICAÇÃO CANINA FUNCIONA DE FORMA INSTINTIVA COMO AUTODEFESA

Cães chegam a ter comportamentos de filhote quando se sentem em perigo

Cães chegam a ter comportamentos de filhote quando se sentem em perigo[

A comunicação humana é fácil de mensurar: expressões corporais, fala, escrita, mas e os pets? No caso especifico dos cães, o zootecnista, Alexandre Rossi, aponta o instinto como a maneira usada pelos animais para expor suas emoções. “Rosnar, abanar o rabo, movimentar as orelhas e latir consistem em alguns sinais comunicativos instintivos dos cães, ou seja, são naturais e surgem de acordo com cada situação específica”, relata o zootecnista.

Algumas raças não conseguem comunicar de maneira adequada devido as suas modificações anatômicas. Por exemplo, quando um shar pei rosna, seus dentes não aparecem muito por conta das rugas. Outro exemplo dessa comunicação corporal é o ato de colocar o rabo entre as patas, quando o cão deseja parecer menor para evitar brigas, podendo até apresentar comportamentos de filhote, como lamber a boca do outro.

cao_fala

Abanar do rabo pode ter significadosdiferentes dependo do ritmo (Foto: reprodução)

Quando se sente inseguro, o animal pode, ainda, mostrar os dentes para avisar que, se for atacado, vai revidar. “Um cão que aparenta submissão exagerada quando uma pessoa vai fazer carinho, talvez esteja sob efeito de um medo intenso”, ressalta Alexandre. Já quando estão relaxados e dispostos a brincar, os cachorros costumam abaixar as patas da frente e dar pulos. Essas questões enfatizam a importância de entender o contexto e observar para garantir que não ocorram brigas com outros cães, nem riscos para as pessoas.

Os latidos também são outra forma de expressão e, segundo cientistas, eles podem ser diferentes para determinadas situações vividas pelos cachorros e que as pessoas são capazes de identificar do que se trata apenas ouvindo gravações.

Fonte: Veja São Paulo, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVRO INFANTOJUVENIL FALA SOBRE O RESPEITO E CUIDADO COM OS ANIMAIS

SINAIS DE ALERTA AJUDAM A IDENTIFICAR DOENÇAS CARDÍACAS PRECOCEMENTE