Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Congresso CBNA Pet é encerrado com incentivo à pesquisa científica e orgulho aos organizadores

Por Equipe Cães&Gatos
CBNA Pet
Por Equipe Cães&Gatos

Após dois anos sem realizar seus vários eventos de forma presencial por conta da pandemia de Covid-19, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal realizou o Congresso CBNA Pet em Campinas (SP), entre os dias 11 e 12 de maio. O público presente (quase 400 participantes) é um retrato do espaço importante que o CBNA ocupa entre os profissionais da área pet.       

Além disso, a entidade conseguiu reunir dois sentimentos entre os participantes: a alegria de reencontrar amigos e profissionais e a satisfação de poder se atualizar tecnicamente.    

Vale lembrar que o evento foi realizado no formato híbrido, ou seja, presencialmente na Expo D Pedro, e virtualmente, pela plataforma QAP Eventos (contratada pelo CBNA). E também foi por meio da plataforma desenvolvida para esse fim que o CBNA pôde continuar a cumprir seu papel de atualizar e discutir temas importantes na área de produção animal nos últimos dois anos.    

Evento ocorreu entre os dias 11 e 12 de maio e reuniu quase 400 participantes (Foto: divulgação)

“A organização de eventos on-line deixou aprendizados e uma herança positiva. Por exemplo, tivemos dois palestrantes que apresentaram seus temas de forma online e ao vivo conversaram com o público presente”, declara o coordenador do Comitê Pet do CBNA, Aulus Carciofi.  

Aulus ressalta alguns temas que foram abordados no evento. “Discutimos a questão dos transgênicos e jogamos uma nova luz a essa polêmica, que é mais filosófica do que científica. A ciência já aprovou e garantiu as vantagens dos transgênicos”, assegura.  

Momento aguardado no Congresso Pet, a entrega da premiação dos trabalhos científicos aconteceu ao final do último dia de palestras. Todos os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados nos anais e os três trabalhos melhores avaliados fizeram apresentação oral.    

Confira abaixo os ganhadores:

1º lugar – Renata Souza (UFPR) – Prêmio Waltham  

Perfil da microbiota intestinal de cães alimentados com um blend de óleos essenciais de copaíba, castanha de caju e pimenteiras após desafio cirúrgico

2º lugar – Stephanie Theodoro (FCAV)  

Efeitos imunes e inflamatórios de dietas para cães com B-Glucanos extraídos de leveduras ou de algas marinhas

3º lugar – Eloise Ramos (FCAV)

Concentração sérica de citocinas e parâmetros antioxidativos de gatos alimentados com proteína hidrolisada de frango    

O Prêmio Waltham de Pesquisa (entregue ao 1º lugar) destina-se a incentivar a pesquisa em nutrição de pets e estimular jovens pesquisadores em suas carreiras. Trata-se de prêmio em dinheiro, no valor de US$3.500,00 (três mil e quinhentos dólares americanos), que o ganhador recebe com o compromisso de custear visita ao Centro Waltham de pesquisas, na Inglaterra, e pagar inscrição e participação no congresso anual da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition (ESVCN).

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM: 

Docentes e alunos de Veterinária do Ceunsp realizam projeto CED com gatos ferais

Levantamento do Instituto Pet Brasil indica que mercado pet teve alta de 14% em 2022

Veterinária explica a ocorrência de hiperplasias mamárias em gatas castradas 

Compartilhe este artigo agora no