A capital mineira será palco de um importante encontro para profissionais e estudantes das áreas de biologia, veterinária, zootecnia e meio ambiente: o I Congresso e IV Workshop de Reabilitação, Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre (RMC), acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 18 a 21 de novembro.
O evento é um marco importante para o Waita – Instituto de Pesquisa e Conservação, organização da sociedade civil que completa 14 anos de atuação dedicada à conservação da fauna silvestre.
Realizado no campus da UFMG, um dos maiores e mais renomados centros de ensino e pesquisa do país, o Congresso será uma oportunidade única para reunir pesquisadores, especialistas e estudantes em um debate urgente sobre a preservação da vida silvestre e o futuro ambiental do nosso planeta.
Mais de 50 especialistas, entre brasileiros e estrangeiros, estarão presentes em 40 horas de programação que inclui palestras individuais, espaços de discussão, apresentação de trabalhos e minicursos.
Entre os palestrantes, estarão profissionais de destaque, que compartilharão experiências e práticas inovadoras para a proteção das espécies nativas ameaçadas de extinção e os desafios enfrentados por quem trabalha na linha de frente de desastres ambientais, combate ao tráfico de animais e apresentação e compartilhamento de projetos importantes e inovadores nas diversas regiões do país.
Para o Waita, o Congresso é mais do que uma oportunidade de troca de conhecimento. É também um momento de celebração e reconhecimento. Fundada em 2010, a instituição nasceu com o propósito de atuar na preservação de espécies ameaçadas e vítimas do tráfico de animais silvestres, auxiliando órgãos ambientais como o IBAMA e o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) na reabilitação e reintegração de animais à natureza.
“Completamos 14 anos de trabalho árduo e dedicação à causa ambiental, desenvolvendo projetos de conservação e promovendo iniciativas de impacto social e educação ambiental. Hoje, temos diversos projetos em andamento que abrangem desde ações de pesquisa até atividades de sensibilização junto às comunidades locais. O I Congresso RMC representa a evolução do nosso compromisso com a ciência e a proteção da fauna”, destaca Wander Mesquita, presidente do Waita.
Desde 2019, o Waita realiza o Workshop de Reabilitação, Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre (RMC), evento que se consolidou como referência na área e atraiu participantes de todo o país. Em 2024, a instituição amplia seu alcance com o lançamento do I Congresso RMC, um marco que busca conectar profissionais e estudantes, promovendo uma rede de conhecimento voltada para a construção de um futuro mais sustentável para a biodiversidade.
Fonte: CRMV-MG, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Mudanças climáticas afetam a saúde e o comportamento dos animaisAutobiografia explora o impacto transformador dos animais na vida dos humanos
Estudo veterinário analisa o tratamento da ansiedade canina com doses controladas de LSD