Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.

Especial #MEUVETESHOW

Conheça a importância da atualização contínua para Médicos-Veterinários

Diversas áreas de atuação são carentes de profissionais que precisam se qualificar para se destacarem no mercado
Por Matheus Oliveira
veterinário
Por Matheus Oliveira

Conteúdo especial:

Com as funções de regulamentar e fiscalizar o exercício de médicos-veterinários e zootecnistas no Brasil, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem se esforçado para além das atribuições básicas, em fomentar e principalmente elevar a qualidade dos profissionais atuantes no mercado. Em uma entrevista exclusiva ao Portal Cães e Gatos, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida ressaltou a importância da atualização constante e da diversificação de competências para que os profissionais possam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Ana Elisa Almeida é a primeira mulher a presidir o CFMV (Foto: Divulgação)

Com mais de 200 mil médicos-veterinários atualmente atuando e inscritos no Sistema CFMV/CRMVs, a profissão enfrenta uma crescente saturação, especialmente nas clínicas veterinárias. Almeida observou que, com uma densidade aproximada de 94 médicos-veterinários para cada 100 mil habitantes, a especialização e a formação contínua se tornam essenciais. Para superar o desafio da saturação, ela recomenda que os profissionais invistam em áreas menos exploradas e busquem constante atualização por meio de cursos e especializações. “Para se destacar, é essencial que o profissional busque uma constante atualização e diversificação de competências, mantendo-se alinhado às novas tecnologias e demandas emergentes da sociedade, como o bem-estar animal e a sustentabilidade”, destaca Almeida.

A presidente destacou também o papel fundamental das instituições educacionais, mencionando que o Brasil possui mais de 500 cursos de Medicina Veterinária. Essa grande quantidade de cursos representa um desafio significativo para a manutenção da qualidade do ensino. “O CFMV tem intensificado o diálogo com o Ministério da Educação e outras entidades reguladoras para garantir que as faculdades mantenham padrões de qualidade no ensino”, destacou Almeida, que também reforçou o trabalho para evitar a criação de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), afim de manter os padrões de excelência no ensino.

Para os recém-formados que enfrentam dúvidas sobre qual área de atuação seguir, Almeida enfatizou a importância do apoio institucional. O CFMV e os Conselhos Regionais oferecem diversas palestras, cursos e materiais informativos para ajudar os novos profissionais a entenderem melhor as opções disponíveis. O diálogo com mentores e profissionais experientes é incentivado para auxiliar na escolha do segmento mais alinhado com as habilidades e interesses individuais.

Como crescer em um mercado competitivo?

Os profissionais podem buscar em outras áreas da profissão um espaço para atuação (Foto: Reprodução)

Em diversos momentos, os profissionais podem se desanimar ou então acabarem por buscando outros profissões para atuarem devido o mercado competitivo, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas este desafio não precisa ser solitário, pois o CFMV tem realizado diversas ações de orientação e principalmente de fomento de capacitação aos profissionais.

Em relação à remuneração, a presidente apontou que a especialização e o empreendedorismo são caminhos promissores para a melhoria dos rendimentos. Áreas em ascensão, como saúde pública e inspeção de produtos de origem animal, são destacadas como oportunidades para profissionais que buscam um aumento na remuneração. A busca por condições de trabalho mais justas também pode ser realizada através de sindicatos e associações de classe, que oferecem suporte e reivindicam melhores condições para a categoria, principalmente para casos de irregularidades nos ambientes de trabalho.

Almeida finalizou a entrevista destacando o compromisso do CFMV em transformar a percepção da sociedade e das autoridades sobre a importância da Medicina Veterinária. O Conselho segue trabalhando para garantir a excelência da profissão e para estreitar o relacionamento com os profissionais da área, buscando sempre o bem-estar e a valorização da categoria.

Compartilhe este artigo agora no