Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Tutor deve garantir bons estímulos em casa para que cão se distraia em sua ausência

O tédio pode gerar ansiedade, estresse e até depressão no cachorro, afetando tanto a saúde mental quanto a física
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro brincando
Por Equipe Cães&Gatos

Para evitar que o cachorro fique entediado sozinho, devemos garantir que ele tenha bons estímulos em casa, para que seja possível se distrair enquanto os tutores estão ausentes. Além disso, a preparação para este momento também pode fazer toda a diferença no entretenimento do cachorro e na possibilidade de ele ficar entediado ao longo do dia.

1. Brinquedos interativos

Uma boa opção para evitar que o cachorro fique entediado sozinho é oferecer a ele alguns brinquedos interativos, que são bastante atrativos. Esses brinquedinhos costumam “reagir” às ações do cão, ou então, agem sozinhos e provocam a reação nos pets. É o caso de brinquedinhos que andam sozinhos e o cachorro precisa “caçar”, por exemplo. São super fáceis de serem encontrados em pet shop, além de serem práticos para o dia a dia.

Entretanto, é importante sempre comprar brinquedos seguros, que sejam feitos especificamente para pets. Pois, por exemplo, comprar um brinquedo interativo à pilha, sem que ele seja indicado para cachorros, pode ser bastante perigoso. Na dúvida, converse sempre com um especialista.

Manter o cachorro ativo e entretido é muito importante, e investir em boas práticas, como as que citamos, é uma boa pedida (Foto: Reprodução)

2. Rádio ou TV ligada

Alguns cães podem se sentir mais tranquilos e acolhidos quando estão em um ambiente com a rádio ou TV ligada. Não precisa ser um volume muito alto, apenas algo ambiente já pode ser o bastante para o seu amigo de quatro patas não se sentir tão sozinho e, assim, não ficar entediado. Inclusive, vale ressaltar que é possível encontrar canais no YouTube que são específicos para os pets, com sons e imagens que podem distraí-los. Essa pode ser uma alternativa ao longo do dia, junto com outras opções mais legais também.

3. Rotação de brinquedos

Seu cachorro tem alguns brinquedos diferentes e você sempre disponibiliza tudo para ele? Talvez seja interessante mudar essa abordagem. Às vezes, a rotação de brinquedos é uma ótima opção para evitar que o cachorro fique entediado sozinho. Você pode disponibilizar 5 brinquedos específicos esta semana, depois mais 5 na próxima, e assim por diante.

O importante, nesse caso, é evitar que o seu cachorro acabe achando tedioso ter sempre os mesmo brinquedos disponíveis, no caso. Assim, sempre que você ter a ele outro tipo de brinquedo, ele poderá entender que é “uma novidade”, mesmo não sendo, o que pode deixá-lo mais entretido. Vale a pena fazer esse teste e verificar os comportamentos do seu amigo peludo.

4. Janelas acessíveis e seguras

Outra forma de evitar que o cachorro fique entediado sozinho é permitir que o seu amigo peludo possa olhar um pouco pela janela e assim apreciar a paisagem e o que acontece ao ar livre. Entretanto, esse acesso às janelas deve ser seguro. Se você deixar a janela aberta, lembre-se de que ela precisa ter telas para evitar que o seu cachorro acabe caindo e fugindo. Além disso, o vidro tem que ser resistente, porque se ele ficar apoiado na janela, também poderá ser um problema. Com esses pontos levados em conta, fica mais fácil você garantir que seu amigo tenha um passatempo a mais ao longo do dia.

5. Crie desafios mentais

Os desafios mentais são ótimos para estimular tanto a mente quanto o corpinho do seu amigo de quatro patas. Mas o que seriam esses desafios?

É importante sempre comprar brinquedos seguros, que sejam feitos especificamente para pets (Foto: Reprodução)

Um dos exemplos mais clássicos é esconder petiscos pela casa, ou usar brinquedos que liberam comidinha apenas quando o cachorro faz o comando certo. Dessa forma, ele vai precisar “pensar” um pouquinho e fazer alguns testes até conseguir ter a sua comidinha disponível. Lembrando, claro, que não devemos exagerar no oferecimento de petiscos, apenas disponibilizar a quantidade adequada e segura para o pet.

6. Considere um dog walker

Às vezes, nem mesmo os melhores estímulos ajudam a evitar que o cachorro fique entediado sozinho. Afinal, se ele for muito ativo e gostar muito de brincar, poderá ter dificuldades para se entreter com o que tem em casa. Nesses casos, contratar um dog walker pode ser uma boa alternativa.

Basicamente, esse profissional é especialista em passear com os cachorros, sempre de acordo com as necessidades de cada um. Assim, você agenda um horário com o profissional para que ele busque o seu doguinho em casa e o leve para passear. O tempo de passeio irá variar de acordo com as indicações para cada tipo de animal. Esse passeio pode ser feito todos os dias, ou em dias alternados com os quais você mesmo pode passear como seu cachorro. Acredite, esse tipo de estratégia é ótima para o cachorro gastar energia, se exercitar e se divertir.

Além do mais, é uma prática que deve ser considerada para garantir a saúde do seu cachorro, já que os passeios são ótimos para estimular o corpo e a mente do seu amigo de quatro patas. Experimente incluir na sua rotina e confira os resultados!

7. Gaste a energia do pet antes de sair

Em muitos casos, uma solução para evitar que o cachorro fique entediado sozinho é gastar bastante a energia dele antes de deixá-lo em casa, sem companhia. Ou seja, você pode passear com o seu cachorro, ou até mesmo se aventurar com brincadeiras diversas no seu quintal, fazendo o cachorro correr, saltar, “caçar” brinquedos, entre outras atividades.

Esse tipo de exercício pode ajudá-lo a gastar bastante energia, fazendo com que ele prefira descansar e dormir na sua ausência. Entretanto, cuidado com o momento no qual você vai brincar. Se você brincar com o pet imediatamente antes de sair, ele poderá estar muito animado na sua partida, o que pode ser frustrante para o pet. Então, tente brincar mais cedo, para que ele gaste energia e fique mais tranquilo na hora em que você for sair de casa.

Assim, quem sabe, ele conseguirá tirar uma boa soneca e isso ocupar bastante o tempo em que ele ficará totalmente sozinho em casa.

Evite o tédio no dia a dia do pet

Manter o cachorro ativo e entretido é muito importante, e investir em boas práticas, como as que citamos, é uma boa pedida. Isso porque, o tédio pode gerar ansiedade, estresse e até depressão no cachorro, afetando tanto a saúde mental quanto a física. Por isso, ofereça bons estímulos ao seu amigo peludo no dia a dia, combinado? Assim, ele viverá com muito mais qualidade de vida em casa!

Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Lar em reforma? Veja como deixar seu pet confortável durante a obra
Veterinário dá dicas de sorvetes caseiros para refrescar os animais no calor
CFMV se posiciona contra PL que ameaça a atuação dos médicos-veterinários


Compartilhe este artigo agora no

- PUBLICIDADE -