O que muito se sabe sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19, é pouco perante o que ainda está por se descobrir. Diante disso, conversamos com o professor associado do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Paulo Eduardo Brandão, que falou sobre o que se sabia sobre o Sars-CoV-2 e que, hoje, já caiu por terra.
Segundo ele, um dos fatos mais discutidos hoje, quando se compara com algumas semanas passadas, é a possibilidade de reinfecção de pessoas com cura por Covid-19, além do conhecimento de que pessoas que tiveram alta podem continuar excretando o vírus por dias seguidos. “Também merece destaque a maior atenção que vem sendo dada à transmissão por via aérea”, explica.
O que se sabe hoje sobre o novo coronavírus pode ser descartado amanhã. Para Brandão, isso se dá pelo fato de que as tecnologias utilizadas para o estudo do Sars-CoV-2 e Covid-19 permitem gerar dados muito mais rapidamente quando comparado a pandemias passadas. “Do mesmo modo, às vezes, rápida disseminação de informações científicas não validadas pelas redes sociais pode alcançar um público não preparado para julgá-las. Mas a verdadeira Ciência funciona assim: o que é verdade hoje, pode já não ser amanhã”.
Se os animais podem se infectar com a doença e se podem passar gerou debates nos últimos dias diante de notícias de animais – em sua maioria felinos – testados positivos para a doença. Sobre isso, Brandão afirma que os animais são hospedeiros terminais, ou seja, o vírus não teve sucesso em se manter.
Leia a reportagem completa na edição de maio da C&G VF. Acesse aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.