Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Conheça alguns cuidados essenciais com seus pets durante o calor intenso

Médica-veterinária dá dicas de como proteger seus amigos pet do tempo seco
Por Equipe Cães&Gatos
calor pets
Por Equipe Cães&Gatos

Na última semana, o clima no país entrou em alerta vermelho, com temperaturas cinco graus acima da média, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Este aumento no calor e a aridez do tempo podem causar diversos problemas de saúde, tanto para humanos quanto para animais de estimação. Kelly Maiara Lopes Carreiro, médica-veterinária da Special Dog Company, destaca a importância de monitorar atentamente as necessidades dos pets durante este período crítico.

Disponibilize várias fontes de água pela casa e adicione cubos de gelo para estimular a ingestão (Foto: Reprodução)

Impactos do calor nos animais de estimação

O calor extremo e a baixa umidade podem afetar gravemente a saúde dos animais, resultando em desidratação, problemas respiratórios e alérgicos, além de ressecamento da pele, que pode levar a descamação e desconforto. “A desidratação é particularmente preocupante, pois pode causar complicações graves se não for tratada de forma rápida e eficaz. Esses fatores podem comprometer seriamente o bem-estar dos pets e sua qualidade de vida”, alerta a especialista.

Cuidados essenciais para pets

Durante períodos de calor intenso, é crucial adotar medidas preventivas para proteger a saúde dos animais:

  • Hidratação: disponibilize várias fontes de água pela casa e adicione cubos de gelo para estimular a ingestão. Ofereça alimentos úmidos para gatos, que podem ser menos propensos a beber água.
  • Ambiente e Conforto: mantenha os pets em locais frescos e sombreados, evitando o uso excessivo de ar-condicionado e ambientes secos com poeira. Utilize umidificadores e toalhas molhadas para ajudar a refrescar o ambiente.
  • Cuidados Específicos: limpe diariamente ao redor dos olhos dos pets com água ou solução fisiológica. Dê banhos semanais em cães e escove os gatos diariamente para remover pelos soltos e facilitar a troca de calor.
  • Observação e Saúde: fique atento a sinais como secreção ocular e consulte um veterinário caso observe sintomas preocupantes.
O calor extremo e a baixa umidade podem afetar gravemente a saúde dos animais (Foto: Reprodução)

Raças e considerações específicas

A médica-veterinária alerta que raças com pelagem densa, como Husky Siberiano, Malamute do Alasca, São Bernardo, Terra Nova e Akita, que são adaptadas a climas frios, podem sofrer mais com o calor intenso. Esses pets podem apresentar falta de apetite e letargia devido ao calor extremo. 

“A falta de apetite pode ser compensada com alimentos úmidos completos e balanceados, que não só fornecem nutrientes necessários, mas também ajudam na hidratação se oferecidos na quantidade adequada”, conclui a especialista. Os sachês das linhas Special Dog Ultralife e Special Cat Ultralife, por exemplo, são alimentos completos que podem ser oferecidos na alimentação integral dos animais, com baixa caloria e alto teor de umidade, que contribui para a hidratação e saúde do trato urinário, além de oferecer omega 3, 6 e zinco, auxiliando na saúde da pele e pelagem do animal.

Em caso de sintomas graves ou preocupações com a saúde do seu animal, consulte sempre um veterinário de confiança.

Fonte: Special Dog Company, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Conheça os benefícios do ômega-3 para cães e gatos

Profissional esclarece quando e como realizar a troca do alimento dos pets
Special Dog Company promove encontro de profissionais no Dia do Médico-Veterinário

Compartilhe este artigo agora no

- PUBLICIDADE -