O convívio com pets desde a infância pode prevenir o surgimento de alergias. O estudo realizado recentemente nos Estados Unidos pode evitar que outras famílias se desfaçam dos animais quando esperam pela chegada de um bebê. A pesquisa sugere que as crianças sejam expostas ainda nos primeiros meses de vida. O estudo é considerado um dos mais detalhados já realizados sobre o tema.
A explicação cientifica é de que o contato com o pelo pode dessensibilizar o sistema imunológico das crianças à presença não só dos animais, mas também de tapetes e poeira, entre outros alérgenos.
Cientistas descobriram que crianças expostas a animais têmincidência 50% menor de alergia do que os demais (Foto: reprodução)
Para o estudo foram analisadas 473 crianças (241 meninas e 232 meninos) atendidos no Medical College of Georgia e no Henry Ford Health System, em Detroit. Entre as reações alérgicas foram testadas as funções pulmonar e brônquica por sete anos.
Os especialistas ressaltaram que as crianças asmáticas não foram consideradas no estudo e que, para estas, os animais continuam não sendo recomendados. O estudo foi apresentado na American Thoracic Society.
Fonte: Terra, adaptado pela equipe Cães&Gatos.