in

CORPOS MUMIFICADOS DE LEÕES SÃO ENCONTRADOS EM SAQQARA, NO EGITO

Segundo pesquisadores, os animais foram sepultados há cerca de 2600 anos

Segundo pesquisadores, os animais foram sepultados há cerca de 2600 anos

Referência como berço da relação entre homens e animais, é de conhecimento histórico a importância dada à mumificação de seres vivos, há muito realizada no Egito. No entanto, pela primeira vez, arqueólogos encontraram na necrópole de Saqqara, corpos mumificados de leões. Segundo pesquisadores, os animais foram sepultados há cerca de 2600 anos.  

Junto de meia dúzias de múmias de gatos, crocodilos, escaravelhos e pássaros, o que chamou a atenção dos especialistas foi o tamanho dos cinco felinos. De acordo com análises feita por tomografia computadorizada, ao menos dois deles podem ser referentes à filhotes.

Para comprovar quais são as outras espécies encontradas juntas aos leões, novos testes serão feitos. Em matéria publicada pelo portal History, acredita-se que possam ser guepardos, leopardos, leoas ou panteras. “Seja lá o que for, será (uma descoberta) única”, comentou Mostafa Waziry, do Ministério das Antiguidades do Egito.

Nas instalações também foram encontradas 20 múmias de gatos domésticos. De acordo com o History, escavações anteriores na mesma área já haviam revelado múmias e estátuas de gatos. Em 2004, uma equipe francesa encontrou restos de um esqueleto de leão e suspeita-se que o local servisse de templo para a deusa egípcia felina Bastet e seu filho, o deus leão Miysis

Fonte: History, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APÓS SER CONSIDERADA EXTINTA, ESPÉCIE DE SAPO É REENCONTRADA NA COLÔMBIA

CRMV-AM SE PRONUNCIA SOBRE CITAÇÃO DE VETERINÁRIO EM RINHA