A legislação é uma proposta da Comissão Temporária do Pantanal (CTEPantanal) do Senado Federal
Em meio a atual situação enfrentada pelo Pantanal, Senado visa criar estatuto que contará com a colaboração do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) e de Mato Grosso (CRMV-MT). A legislação é uma proposta da Comissão Temporária do Pantanal (CTEPantanal) do Senado Federal.
De acordo com o CFMV, o documento tem o objetivo de dar suporte à conduta dos médicos-veterinários e zootecnistas que estão em campo, resgatando animais vítimas de desastres, com orientações para a atuação dos profissionais em cenários dessa natureza, diretrizes para a condução do resgate, assistência veterinária, manutenção e destinação de animais domésticos e silvestres.
“Já recebemos a minuta do projeto de lei e vamos estudar, com nossas comissões técnicas de Animais Silvestres e Meio Ambiente, para contribuir na construção de ações que beneficiem de fato a fauna e a flora pantaneira, garantindo o bem-estar de todos”, explicou representante do CFMV, Rodrigo Montezuma, que junto do presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, participou da diligência externa feita pelos parlamentares, em Corumbá (MS).
Ainda como pontua o Conselho Federal, é esperado pelos idealizadores do projeto que que o texto, a ser redigido, contenha regras que enfatizem as características do bioma e consonante aos anseios dos pantaneiros.
Para mais informações sobre a iniciativa, acesse a publicação do CFMV, clicando aqui.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.