Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CRMV-BA aborda os desafios e atuação da Medicina Veterinária Legal em evento

1º Simpósio de Medicina Veterinária Legal da Bahia ocorre entre 26 e 28 de abril
Por Equipe Cães&Gatos
simpósio
Por Equipe Cães&Gatos

Salvador (BA) vai se tornar a capital da Medicina Veterinária Legal (MVL) no País durante os dias 26, 27 e 28 de abril. Será realizado, no Espaço Cultural Zélia Gattai, da  Faculdade Unijorge, na Paralela, o 1º Simpósio de Medicina Veterinária Legal da Bahia, reunindo alguns dos maiores nomes da área.

- PUBLICIDADE -

O evento foi idealizado e está sendo coordenado pela  Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CEMVL), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CMRV/BA), presidida pela conselheira, médica-veterinária, Lívia Maia Passos Peralva. “A Medicina Veterinária Legal é um campo muito amplo para atuação profissional e queremos destacar que médicos-veterinários podem contribuir com esse conhecimento específico”, explica.

Evento quer despertar nas autoridades do Estado o olhar para a necessidade de implantação da carreira de perito médico-veterinário legal para trabalhar em situações diversas (Foto: reprodução)

Além de compartilhar conhecimentos, possibilitar networking, aproximar e compartilhar experiências, conta Lívia, o evento quer despertar nas autoridades do Estado o olhar para a necessidade de implantação da carreira de perito médico-veterinário legal para trabalhar em situações diversas, desde alimentos, água até maus-tratos de animais, principalmente com o advento da Lei Sansão.

“Nossa missão norteadora é a fiscalização do exercício profissional, mas o Regional Bahia é também muito sensível às iniciativas de educação continuada para os profissionais. Além disso, neste evento, também temos a intenção de incluir e trazer para perto os estudantes de Medicina Veterinária antes mesmo da inscrição deles no Sistema CFMV-CRMVs. Com o simpósio pretendemos, ainda, destacar a importância da presença do médico-veterinário na elucidação das questões que envolvem a MVL em diversas instituições públicas, como a Polícia Técnica Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Polícia Federal, no Assessoramento Pericial aos Órgãos da Justiça, dentre outros”,  declara o presidente do CRMV-BA, Altair Santana.

Alguns dos nomes mais famosos da MVL vão estar em Salvador, entre eles, o médico-veterinário Aldair Pinto, de Minas Gerais, que vai falar da Medicina Veterinária Legal em desastres ambientais, como o ocorrido em Brumadinho em 2019.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Órgão Jacobson permite uma identificação mais rápida e precisa dos odores nos gatos

Enfrentamento da esporotricose demanda políticas públicas específicas

Médicos-veterinários ganham suporte para auxiliar na saúde mental 

Compartilhe este artigo agora no