in

CRMV-ES LANÇA CAMPANHA “MINHA PROFISSÃO VAI ALÉM DO CUIDADO ANIMAL”

Objetivo é valorizar os profissionais que também são importantes ao bem-estar humano

Objetivo é valorizar os profissionais que também são importantes ao bem-estar humano

O médico-veterinário, considerado como profissional da área de saúde, pela resolução nº 287 de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), atua na área da saúde humana por meio da Medicina Veterinária Preventiva, que contempla as disciplinas de epidemiologia, doenças infecciosas dos animais domésticos, zoonoses e saúde pública, microbiologia e inspeção dos produtos de origem animal. 

Com o avanço da Pandemia causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, o Ministério da Saúde lançou uma ação estratégica para o enfrentamento à Covid-19 denominada “Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, que incluiu os veterinários entre os profissionais que podem atuar como voluntários nesse esforço nacional de enfrentamento à pandemia. 

Sendo assim, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) lança a campanha “Minha profissão vai muito além do cuidado animal” para valorizar esses profissionais que são tão importantes para o bem-estar humano. 

A médica-veterinária presidente interina do CRMV-ES, Surama Azevedo, comenta que a Medicina Veterinária é uma profissão que lida não só com a saúde dos animais de companhia (pets) e dos animais de produção (suínos, aves, bovinos, entre outros), mas com a promoção da saúde e do bem-estar dos seres humanos sem descuidar da responsabilidade ambiental. 

“É o veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É, também, ele quem trabalha na higiene de alimentos, na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras”, enumera. 

Assim, segundo Surama, a campanha do CRMV-ES visa mostrar à sociedade a atuação indispensável desse profissional na promoção da saúde humana, animal e ambiental, que adota o conceito de Saúde Única para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do veterinário.

Ela explica que, como o foco da campanha será a atuação do profissional na promoção da saúde pública e da segurança sanitária dos alimentos de origem animal com a destinação correta de resíduos, serão convidados profissionais que estão trabalhando nas Secretarias Estaduais e Municipais do ES e em órgãos como IDAF e MAPA, entre outros, como as Universidades. “Também estamos atuando junto às Prefeituras e Secretarias Municipais e Estadual para que haja conscientização  da importância da presença do veterinário nas equipes multidisciplinares dos vários municípios capixabas”, complementa.

Fonte: CRMV-ES, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPRODUÇÃO

EQUIPE JURÍDICA ESPECIALIZADA PODE AUXILIAR MÉDICOS-VETERINÁRIOS

REPRODUÇÃO

TUTORES DOS EUA ESTÃO MAIS ATENTOS À SAÚDE DE PETS NA QUARENTENA