Procedimento era realizado sem a estrutura necessária para a saúde do paciente
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) realizou, dia 26 de setembro, uma ação de fiscalização em uma clínica veterinária em Belo Horizonte (MG), na qual estava sendo realizada uma campanha de castração de gatos, sem a estrutura clínica completa necessária (Res. 1275/19) e com preços promocionais (Res 780/10). A campanha não era registrada no Conselho como projeto de controle populacional, segundo a Resolução 367/2019. No local, a Fiscalização ainda encontrou uma grande aglomeração de tutores que levaram seus animais para serem castrados.
O fiscal do CRMV-MG lavrou um termo de constatação, no qual verificou-se que a empresa não possuía registro junto ao CRMV-MG; que a estrutura do estabelecimento apresentava inconformidades com a Resolução CFMV n° 1275/2019; além da publicidade indevida, contrariando as normas da Resolução CFMV n° 780/2010.
Os médicos-veterinários envolvidos na ação serão convocados a esclarecimentos no CRMV-MG, estando passíveis à instauração de processo ético. A ausência de Livro de medicamentos controlados e de Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde PGRSS), será comunicada à Vigilância Sanitária de BH para as devidas providências.
Fonte: CRMV-MG, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.