in

CRMV-PB REALIZA PALESTRA SOBRE ONCOLOGIA VETERINÁRIA

Evento foi ministrado por uma palestrante de Portugal

Oncologia veterinária foi tema da palestra realizada no dia 14 de julho, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB, João Pessoa/PB). A palestrante convidada Drª Felisbina Luisa Queiroga é médica-veterinária e professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD (Quinta de Prados, Portugal).

A Drª Felisbina  apresentou o que tem de mais atual e moderno em estudos sobre a oncologia veterinária, onde fez uma abordagem geral sobre o assunto. Durante a palestra, a professora apresentou vários casos de pacientes com neoplasias, falou dos principais sintomas que os animais apresentam, que nem sempre são específicos, mostrou os tipos de abordagens e tratamentos que os profissionais podem adotar e, por fim, sobre a quimioterapia, seus princípios ativos e formas de como evitar seus efeitos colaterais.

“Um diagnóstico oncológico não é fácil, nem para o paciente, nem para os donos dos animais, por isso o médico-veterinário deve optar por procedimentos que permitam, quando possível, causar menos dor e mais qualidade de vida para o animal”, alerta.

Por ser portuguesa, Felisbina compartilhou com os profissionais as diferenças  e semelhanças entre seu País e o Brasil no que diz respeito, por exemplo, aos procedimentos adotados e aos medicamentos manipulados na Medicina Veterinária.

Os profissionais que estiveram presentes elogiaram o evento, o tema abordado e o domínio do assunto pela palestrante.

O Programa de Educação Continuada é um projeto que visa o aperfeiçoamento profissional, bem como a introdução de novas técnicas e atualizações, além de promover uma integração entre os profissionais através de palestras que acontecem uma vez por mês.

Para mais informações, acesse.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PETIÇÃO SOLICITA AUMENTO NAS PENAS CONTRA MAUS-TRATOS DE ANIMAIS

IMPORTÂNCIA DE MÉDICOS-VETERINÁRIOS E ZOOTECNISTAS NA SAÚDE ÚNICA É ACENTUADA EM DECLARAÇÃO DE CUIABÁ