A Black Friday, evento de liquidação que surgiu nos Estados Unidos nas décadas de 1980 e 1990, inicia a temporada de compras natalinas. Introduzida no Brasil na década de 2010, atualmente abrange produtos e serviços. Embora possa parecer uma boa oportunidade para atrair clientes, os médicos-veterinários devem estar atentos: não é permitido realizar promoções que ofereçam seus serviços gratuitamente, pois isso infringe o Código de Ética.
A coordenadora do setor de Ética Profissional do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Silvana Basaglia, informa que essas são as denúncias mais comuns nesta época. As denúncias de publicidade irregular recebidas pelas redes sociais do Conselho também aumentam consideravelmente neste período.
“Normalmente, ao recebermos denúncias relacionadas à Black Friday, constatamos que algumas publicações promovem preços e/ou serviços específicos de maneira gratuita, o que contraria o Código de Ética do Médico-Veterinário (Resolução CFMV nº 1138/2016, artigo 14), classificando-as, portanto, como publicidade irregular”, disse.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Fundação Procon de São Paulo, foram registradas 109 reclamações de clínicas e profissionais da Medicina Veterinária entre 2023 e 2024, referentes a ofertas não cumpridas ou a propagandas enganosas. Embora esse número seja significativamente inferior ao de grandes empresas, ainda assim, revela uma preocupação que merece atenção.
Assim como na Medicina Humana, a atuação do médico-veterinário é permeada por questões éticas que proíbem a comercialização de seus serviços como se fossem produtos. Recentemente, o Regional lançou o Manual de Publicidade para Médicos-Veterinários, que aborda esse e outros temas relevantes.
De acordo com conselheira do CRMV-SP e proprietária de uma clínica veterinária, Nicole Casara, um conselho valioso para evitar correr atrás de clientes no final do ano é manter uma busca ativa contínua.
“É essencial manter o prontuário do animal sempre atualizado com todas as vacinas e, ao mesmo tempo, informar os tutores sobre as que estão prestes a vencer. Além disso, é importante oferecer outros serviços fundamentais, como tratamento odontológico, exames de sangue, avaliações cardíacas preventivas e ultrassonografias, conforme a necessidade. Essa atitude não só contribui para a saúde do animal, mas também ajuda a fidelizar os clientes ao longo do ano.”
Ética e publicidade: o que é proibido?
O profissional médico-veterinário deve assegurar que o conteúdo que está divulgando é cientificamente comprovado, validado, pertinente e de interesse público, sempre se pautando pelo caráter de esclarecimento e educação da sociedade.
Os materiais de divulgação, impressos ou digitais, não podem conter a informação expressa de valores cobrados pelos serviços ou formas de pagamento, assim como as chamadas do tipo: “promoção”, “desconto” ou “gratuito”. As formas de pagamento podem ser divulgadas apenas por meio de placas ou tabelas localizadas internamente nos estabelecimentos. A divulgação de preços e promoções em serviços veterinários trata-se de uma violação ética.
Veja alguns exemplos de práticas proibidas pelo Código de Ética do Médico-Veterinário:
Serviços como prêmios – “Art. 13. O médico-veterinário não deve oferecer nem permitir que seus serviços profissionais sejam oferecidos como prêmio de qualquer natureza.”
Divulgação de valores de serviços e formas de pagamento – “Art. 14. É vedado ao médico-veterinário veicular em meios de comunicação de massa e em redes sociais os preços e as formas de pagamento de seus serviços.”
Promoções e descontos em serviços – “Art. 15. É vedado ao médico veterinário divulgar os seus serviços como gratuitos ou com valores promocionais.”
Como utilizar a Black Friday para alavancar os negócios
Guilherme Cosentino Sposito, conselheiro suplente do CRMV-SP e médico-veterinário atuante em São José dos Campos, destaca que a melhor estratégia para conquistar clientes é mantê-los engajados ao longo de todo o ano, e não apenas durante o mês de novembro. “É fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados sobre os serviços que oferecem e que sigam princípios de ética e respeito, tanto com os pacientes quanto com os tutores em seu dia a dia”, ressalta.
Segundo Sposito, uma abordagem eficaz para este período poderia incluir investimentos em campanhas que permitam aos clientes experimentarem os serviços da clínica, como a limpeza de tártaro, além de educar os tutores sobre a importância de um cuidado integral com a saúde dos pets. Para aqueles que comercializam produtos, como coleiras, oferecer promoções pode ser uma excelente estratégia para estimular a fidelização e promover o bem-estar dos animais.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Os veterinários podem fazer alguma promoção de Black Friday?
Embora possa parecer uma boa oportunidade para atrair clientes, os médicos-veterinários devem estar atentos: não é permitido realizar promoções que ofereçam seus serviços gratuitamente, pois isso infringe o Código de Ética.
O veterinário pode fazer a divulgação dos serviços da maneira que desejar?
Assim como na Medicina Humana, a atuação do médico-veterinário é permeada por questões éticas que proíbem a comercialização de seus serviços como se fossem produtos. Algumas regras do Código de Ética precisam ser seguidas, evitando problemas aos profissionais.
É permitido o profissional fazer a divulgação de valores de atendimento e serviços?
A divulgação de preços e promoções em serviços veterinários trata-se de uma violação ética. As formas de pagamento podem ser divulgadas apenas por meio de placas ou tabelas localizadas internamente nos estabelecimentos.
LEIA TAMBÉM:
Campanha com petcar para Black Friday chama atenção nas ruas
Linha completa de suplementos GUD realiza ação de Black Friday pet
Serviços veterinários não devem entrar em promoções de Black Friday