Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Cuidados: Mato Grosso do Sul terá o 1º hospital de animais selvagens do mundo

Por Equipe Cães&Gatos
arara
Por Equipe Cães&Gatos

Mato Grosso do Sul terá o primeiro hospital especializado em atendimento a animais silvestres do mundo. O processo já está em fase de conclusão, já que a obra do prédio de 1.153,33 m² está na fase de acabamento, com previsão de entrega nos primeiros dias do próximo ano, dentro do Parque do Prosa, anexado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que hospeda, atualmente, cerca de 250 bichinhos de várias espécies. 

Conforme o que foi divulgado pelo Governo do Estado, o local já é referência no cuidado dos bichos, vítimas de queimadas, atropelamentos e da caça ilegal no Pantanal, sendo recebidos diariamente diversos animais que, após receberem tratamento, são devolvidos à natureza. Entre os animais atendidos no local estão cachorro-do-mato, jaguatirica, onça-parda, veado, araras, urubus, maritacas, periquitos, anta, além dos anfíbios, entre outros.

Novo hospital vai aprimorar o trabalho de preservação e repovoamento de espécies ameaçadas de extinção (Foto: reprodução)

Segundo o diretor de Obras Civis da Agesul, Gustavo Henrique dos Santos, a previsão de entrega do hospital é nos primeiros dias do próximo ano. “Estamos na fase de acabamento, revestimentos, elétrica, forro, implantação de pisos da área externa e interna e pintura. A equipe de pintura já está trabalhando no local com a elétrica, com a parte externa dos pisos, parte de louças e metais, como pias e bancadas, que estão sendo instaladas”, declara.

O governador Reinaldo Azambuja explica que o espaço oferecerá condições de recuperação dos bichos feridos. “A nova clínica vai dar uma importante estrutura para o trabalho de recuperação dos animais silvestres. Além de ampliar o espaço, dará melhores condições de trabalho para os servidores e possibilitará parcerias. O local poderá funcionar como escola de residência para cursos de Medicina Veterinária e Biologia e formar mão de obra especializada”, diz.

Atualmente, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres conta com uma equipe técnica completa, com médicos-veterinários, biólogos e zootecnistas. Responsável técnico do Cras, o veterinário Lucas Cazati, afirma que o novo hospital vai aprimorar o trabalho de preservação e repovoamento de espécies ameaçadas de extinção de biomas como o Cerrado e o Pantanal, que é Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco.

Ainda conforme a divulgação, a nova unidade de saúde terá espaços administrativos, salas de cirurgia, ambientes para quarentena e laboratórios para exames.

Fonte: Top Mídia News, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Zootecnista e adestradora canina fala sobre como manter uma boa convivência entre cães e gatos

CRMV-SP promove a 6ª Semana do Médico-veterinário, de 16 a 18 de novembro

Royal Canin lança alimento focado na primeira fase de vida de filhotes de gatos e cães

Compartilhe este artigo agora no