in

Decisão judicial: Aprovação de mutirões de castração deve ser junto ao CRMV-SP

Iniciativa visa oferecer bom atendimento aos animais e sociedade, além de melhor qualidade durante operação

A fim de garantir a segurança dos animais durante mutirões de castração organizadas ao longo do Estado de São Paulo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-SP) moveu uma ação junto à 7ª Vara Cível Federal de São Paulo para determinar a obrigatoriedade de registro e aprovação prévia de projeto técnico junto à autarquia para a realização do procedimento. O pedido foi acatado pela justiça, bem como a homologação da anotação de responsabilidade técnica (ART) do médico-veterinário, em cumprimento à Resolução CFMV nº 962/2010.

O juiz federal declarou ser evidente a importância e a necessidade de aprovação dos projetos de mutirão de castração, pois, caso contrário, “é enorme a probabilidade de que as condições e exigências técnicas sejam negligenciadas”.

Segundo o site do Conselho Regional, nos últimos dois anos, foram aprovados 114 projetos pelo CRMV, possibilitando um total de 1.877 eventos com responsável técnico médico-veterinário, distribuídos em todo território paulista.

A Lei nº 5.517/1968 é clara sobre a finalidade do Sistema CFMV/CRMVs e a sua responsabilidade por fiscalizar e disciplinar as atividades relativas à profissão de médico-veterinário. E o CRMV-SP tem atuado nos últimos anos para garantir que a população tenha acesso a um serviço de qualidade, que preze pela sanidade e bem-estar animal.

O presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero, afirma que “os mutirões são uma medida importante para o controle populacional de cães e gatos, e fazem parte das ações que visam alcançar os objetivos da Saúde Única, que é a relação indissociável entre a saúde humana, dos animais e o meio ambiente. O resultado desta ação mostra a luta do CRMV-SP em garantir a legalidade da Resolução CFMV n.º 962/10, e desta forma, assegurar o bom atendimento aos animais e a sociedade”.

“Os mutirões são uma medida importante para o controle populacional de cães e gatos, e fazem parte das ações que visam alcançar os objetivos da Saúde Única” (foto: reprodução)

Normatização

A Resolução do CFMV nº 962/10 normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional de forma a garantir a vida e o bem-estar dos animais.

Responsável técnico pré, trans e pós-operatórios deve ser realizada em estrutura adequada, de forma complementar a Resolução CRMV-SP nº 2.579, de 14 de setembro de 2016, que também normatiza os procedimentos realizados em locais diferentes de clínicas e hospitais médico-veterinários, com mobilização coletiva e programada, dentro do estado de São Paulo.

Para garantir o cumprimento das normas que asseguram o bom atendimento aos animais, todo programa de mutirão de castração deve conter projeto elaborado pelo médico-veterinário responsável técnico (RT), e ser apresentado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização do evento.

Além disso, para possibilitar que a sociedade participe dos mutirões de castração aprovados, o CRMV-SP disponibiliza em seu Portal da Transparência a lista de eventos com local e data de realização, o médico-veterinário responsável técnico pelos procedimentos, e os demandantes do projeto. A planilha é atualizada periodicamente, diante de novas aprovações. 

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

A nutrição está presente e transforma a vida dos animais todos os dias

RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres

Mato Grosso recebe o primeiro equipamento de tomografia veterinária do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

castração

Além de gravidez indesejada, castração ajuda a prevenir diversas doenças nos pets

Sorocaba (SP) construirá Clínica Pública Veterinária na Zona Norte da Cidade

Sorocaba (SP) construirá Clínica Pública Veterinária na Zona Norte da cidade