Após atender um paciente que quase veio a falecer, um veterinário alerta para os perigos de deixar os cães com coleiras dentro de casa. Segundo o profissional que atua na Royal Vista Vets, no Colorado (EUA), os pets podem torcer o acessório e, com isso, sofrer um sufocamento grave, o que pode levar à morte.
“Um golden retriever de 14 meses chamado Percy precisou de tratamento de emergência depois de quase falecer sufocado. O risco de estrangulamento é grande e os tutores não dão tanta importância”, comentou.
Percy estava brincando quando a coleira ficou presa. O cachorro entrou em pânico enquanto se contorcia para tentar escapar e fez com que o item apertasse em volta do pescoço. “Felizmente, o dono percebeu rapidamente que algo estava errado e conseguiu libertar o filhote antes que ele perdesse a consciência”, recordou.
Por conta disso, o cão ficou com líquido nos pulmões causado pelo tempo que ele passou lutando para respirar: “Felizmente, a história de Percy teve um final feliz, mas se seus donos não estivessem lá para intervir, poderia ter sido trágico”.
O veterinário aconselha que os cães não devem usar coleiras se estiverem brincando com outras pessoas sem supervisão. “É uma história importante para os tutores ficarem mais atenciosos”, finalizou.
Fonte: Metrópoles, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Cães e gatos ajudam na reabilitação de detentos em Michigan, nos EUA
Anticorpos presentes nas vacinas podem proteger cães e gatos de doenças fatais
Curso gratuito sobre animais usados em pesquisa está com inscrições abertas