Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Dia dos Animais: Vetnil celebra a data e aproveita para destacar o trabalho do Instituto Tamanduá

Por Equipe Cães&Gatos
tamanduá
Por Equipe Cães&Gatos

Celebrado anualmente em 14 de março, o Dia Nacional dos Animais tem como ponto principal a conscientização sobre o respeito e os cuidados com os animais, sejam eles domésticos, selvagens ou exóticos. Embora muitos pensem em seus pets nesta data, é preciso refletir sobre a preservação da natureza e seus biomas, que abrigam milhares de espécies, algumas delas em risco de extinção, em função das ações desenfreadas contra o meio ambiente, como os desmatamentos e as queimadas. Por isso, a Vetnil aproveita a data para reforçar o trabalho realizado pelo Instituto Tamanduá, uma ONG da qual a marca é parceira.

- PUBLICIDADE -

Fundado em 2005, o Instituto Tamanduá nasceu com uma missão clara: impactar o mundo por meio de ações de pesquisa, educação e políticas públicas que favoreçam o equilíbrio do meio ambiente e sua biodiversidade. A ONG conta com uma equipe multidisciplinar focada na conservação, monitoramento, cuidado e reabilitação de diferentes espécies de tamanduás, tatus e preguiças em regiões distintas do Brasil, onde a presença destes animais é constante e seu habitat tenha sido alvo de degradações.

“Atualmente, contamos com três bases de operações. Uma delas fica em Ilhéus, na Bahia, onde o foco de pesquisa e conservação são as preguiças de coleira, um dos mamíferos que correm maior risco de extinção. Nosso trabalho consiste em capturar esses indivíduos, examiná-los, colocar um colar de identificação e monitoramento, além de medicá-los, caso seja preciso. Nessa unidade contamos com uma loja, onde ficam expostos os trabalhos de artesões locais”, explica a médica-veterinária fundadora e presidente do Instituto Tamanduá, Dra. Flávia Miranda.

Instituto Tamanduá conta com o apoio de parceiros e voluntários (Foto: divulgação)

Em virtude das queimadas e degradações que acometem o Pantanal, é nessa região que fica a segunda base operacional da instituição, que tem como foco o projeto Órfãos do Fogo. “No último ano, muitos tamanduás-bandeira foram acometidos pelo fogo, deixando seus filhotes sozinhos. Por isso, passamos a resgatar esses órfãos e dedicar todo o cuidado necessário para que sobrevivam e possam ser recolocados na natureza. Além desse projeto, a base do Pantanal é voltada ao ensino, onde ministramos cursos anuais para veterinários e biólogos”, comenta Flávia.

Sobre a terceira base da ONG, localizada no Delta do Parnaíba, no Piauí, a médica veterinária explica que as ações são dedicadas à preservação de tamanduaís, a menor de todas as espécies de tamanduás. “A região é uma verdadeira ponte entre a Mata Atlântica e a Amazônia para esses animais. Em virtude disso, fazemos o monitoramento desses indivíduos e desenvolvemos um trabalho intenso com a comunidade local para o reflorestamento dos mangues, vegetação responsável pela conexão dos dois ecossistemas”, ressalta.

Por se tratar de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, o Instituto Tamanduá conta com o apoio de parceiros e voluntários especialistas na área, como biólogos e veterinários. Aos interessados em contribuir com a causa, é possível fazer doações, adotar algum animal ou projeto por meio de quantias mensais ou contribuir com materiais de trabalho como computadores e máquinas fotográficas. Para mais informações, basta acessar a aba “Faça uma doação”, no site da ONG.   

“Desejamos que, neste Dia Nacional dos Animais, as pessoas possam refletir sobre a importância das outras espécies. Todos os animais são nossos irmãos mais velhos, os tamanduás, por exemplo, estão aqui há 65 milhões de anos, portanto, temos que respeitá-los. Precisamos ter essa consciência, cuidar do que é de todos, pensando no futuro a longo prazo”, conclui Flávia.

Para o  diretor de Marketing e Novos Negócios Vetnil, Cristiano de Sá, a mais de duas décadas a empresa vem cumprindo sua missão de oferecer soluções de qualidade para o bem-estar e saúde dos animais, inclusive por meio de parcerias com entidades que fazem a diferença. “Temos muito orgulho em sermos parceiros do Instituto Tamanduá. Eles realizam um trabalho fundamental para manter a biodiversidade da fauna brasileira”, finaliza.

Para mais informações sobre o Instituto Tamanduá, acesse o site

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Médica-veterinária atua na linha de frente da pandemia e revela como foi a experiência

CFMV faz um raio-x das mulheres brasileiras que atuam na Medicina Veterinária e na Zootecnia

Animais ameaçados de extinção perdem espaço para o gado e soja, no Cerrado e na Amazônia

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!