in

DICAS E CUIDADOS PARA UMA PELE SAUDÁVEL

Profissional orienta como reduzir ou evitar a coceira em cães

Msc. Eduardo Zaneli

Coordenador de Comunicação Científica

Royal Canin Brasil

Muito comum nos dias de hoje, os problemas de pele atingem um em cada cinco cães. A pele é o maior órgão do corpo e tem função de proteção nos seres vivos, sendo muito suscetível a traumas e lesões que desencadeiam sinais relacionados com pele seca, caspa, pele e pelagem oleosas, perda de pelo, pele vermelha e irritada e, disparadamente, coceira. As causas da coceira podem ter diversas origens como alergias, picadas de pulgas e carrapatos, problemas dermatológicos e, também, por deficiência de nutrientes e outros problemas alimentares.

Alguns fatores que também podem causar problemas na pele dos animais são o excesso de banhos, escovação muito forte e umidade ambiental alterada. Alterações hormonais durante estados de gestação e estresse constante também podem desencadear coceiras em graus diferentes. Por isso, os tutores, mesmo de animais saudáveis, devem estar constantemente atentos às alterações na pele e pelos, que podem indicar algum problema, leve ou mais grave.

Eduardo Zaneli

Profissional diz que tutores devem estar constantemente atentos às alterações na pele e pelos (Foto: divulgação)

Dicas para reduzir ou evitar a coceira em cães

  • Ficar atento à presença de pulgas e carrapatos.
  • Utilizar shampoos específicos para cães, dando preferência aos sem corantes e perfumes e enxaguar bem o animal com água morna para evitar resíduos de shampoo.
  • Ter cuidado com detergentes e desinfetantes utilizados para limpeza da casa, que podem ser a causa da alergia e/ou sensibilidades do cão.
  • Prestar atenção nos laços e elásticos usados para prender os pelos. Se estiverem muito apertados, podem machucar a pele, reter umidade e criar um ambiente favorável à multiplicação de bactérias.
  • Sempre que o animal tomar banho, não utilizar perfumes. Eles podem irritar os olhos, a pele e contribuem para confundir o olfato.

Um alimento especialmente formulado traz benefícios para a diminuição dos problemas de pele. Contribui para a renovação celular, apoia a recuperação da pele lesionada, melhora o estado da barreira cutânea, ajuda a controlar a inflamação e proporciona uma pelagem brilhante e saudável.

Ficar atento a qualquer tipo de alterações e consultar um médico-veterinário é sempre recomendado para melhorar a qualidade de vida dos nossos pets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DSM E EVONIK ANUNCIAM JOINT VENTURE EM NUTRIÇÃO ANIMAL

CENTRO ONCOLÓGICO COM UNIDADE DE RADIOTERAPIA É INAUGURADO PELA PET CARE