Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Como proporcionar experiência agradável ao fazer carinho nos gatos?

Dependendo da área do corpo e da forma de fazer o carinho, os felinos podem acabar estressados ou com medo
Por Equipe Cães&Gatos
carinho em gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Todo tutor adora fazer carinho no seu pet para mostrar todo o seu amor por ele. No caso dos gatos, há um porém: eles, às vezes, parecem não gostar desse afeto todo. Mas será que não gostam mesmo ou você está apenas fazendo da forma incorreta?

Por isso, é importante saber onde eles não gostam de ser acariciados e de que forma tocar neles. E se mesmo assim o animal não curtir o afeto, respeite.

Os bigodes também não devem ser tocados, já que são sensíveis (Foto: Reprodução)

A seguir, veja dicas importantes para tentar fazer carinho nos seus gatos de uma forma que os agrade mais:

Onde não fazer carinho

Bem diferentemente dos cachorros, os gatos não curtem nada que o tutor mexa em sua barriga. Isso porque essa área é o local de fraqueza deles, por isso se sentem ameaçados e estressados se você mexer ali, podendo até revidar. Os bigodes também não devem ser tocados, já que são sensíveis e muito importantes para o equilíbrio e a movimentação do animal.

Fazer carinho excessivo nos gatos quando eles não querem isso pode até fazer mal para a saúde e o bem-estar do felino, então tome muito cuidado.

Outras dicas para fazer carinho em gatos

Primeiramente, alguns gatos não aceitam afeto porque ainda não têm tanta confiança em você. Para mudar isso, separe um espaço da casa para deixar brinquedos e arranhadores para o animal e brinque com ele diariamente. Isso vai aproximar pet e tutor e gerar essa confiança.

Sobre as áreas para fazer carinho, os gatos curtem mais na parte superior da cabeça, entre as orelhas e nas costas. Mantenha os movimentos sempre suaves e relaxantes. Outra dica é tentar o carinho na bochecha, já que isso vai liberar os feromônios no animal e fazer com que ele se sinta bem no ambiente.

Fonte: Portal Alto Astral, adaptado pela Equipe Cães e Gatos

LEIA TAMBÉM:
É possível evitar doenças de pele em cães e gatos?
Produto pet que combate zoonose chega ao mercado este mês
Seu gato está mancando? Veja as possíveis causas