Manual já estava disponível em Inglês, Polaco e Japonês
As Diretrizes Globais para a Dor da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA, Canadá) constituem um recurso prático que ajuda os clínicos no reconhecimento e avaliação da dor e, agora, os brasileiros podem conferir esse documento na versão em português.
São protocolos de manejo para um vasto leque de processos dolorosos, incluindo a realização de cesariana e orquiectomia, doença articular degenerativa e dor oncológica.
O manual, que já estava disponível em Inglês, Polaco e Japonês, é dividido em três seções, sendo a primeira de introdução à dor, respectivo reconhecimento e avaliação, a segunda sobre manejo da dor, e, a terceira, sobre protocolos para o manejo da dor.
O documento foi concebido para proporcionar ao leitor fundamentos de base fáceis de implementar, para o reconhecimento e tratamento bem-sucedidos da dor, em um cenário de rotina na prática clínica de pequenos animais. Embora não pretenda constituir um tratado exaustivo sobre o tema, o texto proporciona uma extensa lista de referências e ainda há material adicional disponível no site da WSAVA, concebido de forma a providenciar recursos para quem deseje aprofundar os seus conhecimentos sobre a área, com base na literatura atual.
Fonte: WSAVA, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.