Mais evoluída que os humanos, espécie contém genes mais resistentes[
A pesquisa feita por uma equipe de cientistas da Save Our Seas Foundation Shark Research Centre, da Nova Southeastern University, na Flórida, mostra que o DNA de tubarões-brancos pode trazer a resposta para a cura do câncer e de outras doenças relacionadas ao envelhecimento.
De acordo com os especialistas, o tubarão-branco possui uma habilidade evoluída de reconstrução de seu próprio DNA. Com mais estudos, seria possível aplicar as descobertas ao tratamento de doenças ligadas às doenças humanas.
A descoberta veio por meio de estudos realizados na espécie que mostraram que o animal possui em seu DNA mutações que o protegem de câncer e outras enfermidades. “A instabilidade genômica é uma questão muito importante em várias doenças humanas. Agora descobrimos que a natureza desenvolveu métodos para manter a estabilidade do genoma nessas criaturas enormes e tão antigas”, diz um dos líderes da pesquisa, Dr Mahmood Shivji.
De acordo com o especialista, ainda há muito a se aprender com essas evoluções. O DNA de tubarões é uma vez e meia mais longo que o de seres humanos, o que significa que há coisas dentro destro desta formação que são mais evoluídas no tubarão, do que nos humanos.
Fonte: BBC News, adaptado pela equipe Cães&Gatos.