in

DOENÇA HEPÁTICA PODE ACOMETER CÃES COM IDADE MÉDIA DE QUATRO A SETE ANOS

Equilíbrio Veterinary Hepatic, da Total Alimentos, pode ser opção de dieta para estes casos

A maioria dos casos de hepatite primária canina têm origem idiopática, isto é, surgem espontaneamente. Mas, de acordo com o médico-veterinário da Equilíbrio (Total Alimentos, Três Corações/MG) e gerenteTécnico Nacional da empresa, Marcello Machado, também há hepatopatias causadas por microorganismos, toxinas, drogas, reações imunomediadas, distúrbios hereditários relacionados ao metabolismo de cobre, alterações metabólicas raciais, além de neoplasias.

O profissional conta que a idade média de animais acometidos está entre quatro e sete anos, mas não há predileção sexual. “As raças mais predispostas são: Dobermann, Pinscher, West Highland White Terrier, Scottish Terrier, Labrador Retriever, Cocker Inglês e Cocker Americano”, revela.

A cirrose é o estágio terminal da hepatite crônica e é caracterizada por fibrose do fígado e mudança da arquitetura hepática, entre outras características. Os sintomas, como conta Machado, dependem da gravidade e progressão da doença e só são observados quando a enfermidade esgota as reservas hepáticas. “Os pacientes podem apresentar quadros gastrintestinais inespecíficos, como hiporexia, perda de peso, náusea, êmese e diarreia”, cita.

Segundo o especialista, a doença hepática é agravada pela falta de apetite do animal. “Por isso, o alimento precisa ser bastante palatável e muito digestível, para reduzir o estado catabólico. É preciso oferecer uma dieta de manutenção que utilize proteínas em quantidade suficiente para atender a regeneração, reparação e manutenção hepática, reduzindo ao mínimo os produtos nitrogenados resultantes do catabolismo das proteínas”.

A Equilíbrio Veterinary Hepatic – HE é uma opção que possui 14% de proteína e fonte de origem vegetal (proteína hidrolisada de soja), auxiliando o metabolismo proteico sem exceder a capacidade do fígado. O alimento possui teores reduzidos de cobre, zinco quelatado e garante energia metabolizável adequada (3963kcal/kg).

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEOVIA AVANÇA EM NEGOCIAÇÃO PARA ADQUIRIR NUTRIZON

PREMIER PET APRESENTA LINHA DE BISCOITOS PARA CÃES