Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Doenças dermatológicas surgem com mais frequência em pets

Veterinária fala sobre como prevenir e manter os animais saudáveis
Por Equipe Cães&Gatos
pelos
Por Equipe Cães&Gatos
O acúmulo de pelos pode propiciar o surgimento de dermatites de contato, causadas pelo abafamento da pele (Foto: reprodução)

A forte onda de calor que atinge o Brasil alerta os tutores a redobrar os cuidados com os pets, especialmente quanto à saúde da pele. “O calor intenso pode desencadear uma série de problemas dermatológicos nos animais de estimação, o que pode causar desconforto e, automaticamente, prejudicar o bem-estar dos pets”, alerta a médica-veterinária da Pearson Saúde Animal, Suzana Melo.

De acordo com a especialista, um desses problemas é a dermatite canina, condição inflamatória na pele que pode ser desencadeada por diversos fatores, como bactérias, ácaros, reações alérgicas e variações hormonais. Essa inflamação afeta cães de todas as idades – desde filhotes até idosos. Além disso, a exposição prolongada ao sol pode resultar em queimaduras, levando à chamada dermatite solar. “Para proteger a pele dos animais, especialmente com pelagem mais clara e sensível, é essencial adotar medidas preventivas, como o uso de protetor solar específico para pets, seguindo princípios semelhantes aos aplicados em humanos”.

Suzana Melo informa que “também é necessário manter a pelagem dos animais bem cuidada e livre de nós. O acúmulo de pelos pode propiciar o surgimento de dermatites de contato, causadas pelo abafamento da pele. Escovar regularmente o pelo do pet ajuda a prevenir essas irritações e proporciona alívio”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é belo-retrato-de-gato-como-animal-de-estimacao-1024x752.jpg
Animais devem beber bastante água, pois, quando desidratados, são mais propensos a desenvolver problemas de pele (Foto: reprodução)

A hidratação é outro fator essencial nos dias quentes. Animais desidratados são mais propensos a desenvolver problemas de pele, como a dermatite seborreica, que resulta em descamação e coceira. Certificar-se de que o pet tenha acesso constante a água fresca e manter o ambiente fresco e ventilado são medidas simples e importantes para evitar complicações dermatológicas decorrentes das altas temperaturas.

Nesse contexto de calor intenso, o suplemento nutricional Nutricore Skin é eficaz para manter a saúde da pele dos animais de estimação. O produto é composto pelas vitaminas A, C e E, que são antioxidantes e responsáveis pela produção de colágeno, promovendo rápida cicatrização e diminuição dos danos causados pelos Raios Ultravioleta B (UVB). Além disso, ele foi desenvolvido para fortalecer a barreira cutânea, por meio da vitamina D-Pantenol associada a biotina,  promove aumento na hidratação da derme. “A dermatite, independente da causa, incomoda bastante os pets. A boa notícia é que há produtos como Nutricore Skin que ajudam os cães a superar esse desafio”, ressalta a médica-veterinária da Pearson.

Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Serviços veterinários não devem entrar em promoções de Black Friday

Obesidade em pets brasileiros atinge níveis preocupantes

Entenda porque os cães podem morder os próprios donos