in

DOENÇAS URINÁRIAS EM GATOS PODEM SER PREVENIDAS COM ÁGUA

Ingestão adequada de água dilui a urina e evita a formação dos cálculos

Os gatos têm origem desértica e, por isso, mantêm o hábito de beber pouca água e de segurar a urina por longo tempo. Devido a isso podem apresentam maior risco do que outras espécies de desenvolver doenças do trato urinário.

Esses dois fatores podem causar uma das enfermidades mais comuns entre os felinos: a urolitíase, caracterizada pela formação de cálculos nas vias urinárias (rins e bexiga).

Segundo a coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos (Três Corações/MG) e médica-veterinária, Bárbara Benitez, os cálculos são como pedras que surgem devido ao acúmulo de cristais formados pelo sal e pelos sais minerais contidos na urina provenientes da dieta. “Eles podem surgir nos rins, ureter, uretra, mas nos felinos são mais comuns na bexiga. Independentemente da região acometida, as consequências são frequentemente graves, como infecções”, explica.

A principal recomendação, como comenta a profissional, é incentivar o gato a tomar água, a ingestão adequada de água dilui a urina e evita a formação dos cálculos. “Ter vários bebedouros, colocar pedras de gelo nas vasilhas, escolher o recipiente correto, oferecer água corrente e em quantidade certa pode prevenir os riscos para os gatos”, orienta.

Bárbara conta que o felino pode estar sofrendo com uma obstrução urinária quando fica muito tempo na posição de urinar e mostra esforço, urina em gotejamento, a urina tem sangue, ao urinar, o gato mia muito e se o animal lambe os órgãos genitais excessivamente. “Caso o felino já apresente uma doença no trato urinário, é indicado um alimento próprio para o controle e manutenção da afecção, assim como a Equilíbrio Veterinary Urinary, que possui teores adequados de sódio, proteína, magnésio e fósforo, além de controlar o pH urinário”, menciona Bárbara.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EMPRESAS DO SETOR PET CONTAM COM SERVIÇO DE TERCEIRIZAÇÃO DO MUNDO ANIMAL

GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS É TEMA DE CAMPANHA DO CRMV-SP