No próximo dia 09 de Setembro é comemorado o Dia do Veterinário em todo o território nacional. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF), ao longo de 46 anos de profissão regulamentada, os médicos-veterinários vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e bem-estar dos animais, preservação da saúde pública, produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta, atuando em mais de 80 especialidades. Entre as atividades mais conhecidas estão a clínica e consultório de pequenos animais, como gatos e cães.
Uma pesquisa inédita no Brasil, feita pelo Ibope Inteligência, em parceria com o Centro de Pesquisa Waltham, revelou que os tutores de cães levam seus pets com mais frequência ao médico-veterinário do que tutores de gatos: a média é de 2,8 vezes por ano contra 2,3 por ano. Os principais motivos são consulta de rotina e vacinação (79% dos tutores de cães e 76% dos tutores de gatos) e pelo aparecimento de alguma doença (26% para cachorros e 19% para felinos).
O estudo mostra ainda que pouco mais da metade dos proprietários de cães (51%) busca orientação do profissional para entender qual a alimentação mais adequada para o seu pet, número que se mantém quase igual para os proprietários de gatos (52%). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Rio de Janeiro/RJ), dos 65 milhões de domicílios do país, 44,3% possuem pelo menos um cachorro e 17,7% pelo menos um gato.
Segundo a médica-veterinária e Membro da Equipe de Coordenação da Pesquisa no Brasil, Carolina Padovani, o papel do médico-veterinário é muito amplo e fundamental na vida dos animais, especialmente por toda assistência clínica e cirúrgica dada aos pets de companhia. “Com mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos no Brasil, entender a relação entre os tutores e seus pets é imprescindível para buscarmos alternativas de melhoria de qualidade vida para os animais de estimação e compartilhar conhecimento com toda a sociedade”, afirma.
Outro fato interessante revelado pela pesquisa é que apenas 5% dos tutores de cães e 4% dos tutores de gatos levam seus pets a uma consulta veterinária por problemas de sobrepeso ou obesidade. “Esse número é preocupante, porque sabemos que a doença afeta metade da população de animais domésticos no mundo”, completa.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.