- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

EFEITOS SECUNDÁRIOS DE REMÉDIOS VETERINÁRIOS SÃO APONTADOS EM RELATÓRIOS

Por Equipe Cães&Gatos
efeitos
Por Equipe Cães&Gatos

Alguns relatórios sobre suspeitas de efeitos secundários de medicamentos veterinários autorizados na União Europeia (UE) foram publicados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). 

Os relatórios foram publicados neste site e têm origem na Eudravigilance Veterinary (EVVet), uma base de dados para processamento de relatórios de farmacovigilância, que é utilizada pelos reguladores como ferramenta para monitorizarem os benefícios e riscos dos medicamentos veterinários depois de estes serem autorizados. 

Os efeitos secundários que são observados por veterinários ou pelos tutores de animais de estimação são enviados eletronicamente à EVVet, que recolhe os relatórios de suspeitas de efeitos secundários graves, na UE e fora da UE, das autoridades nacionais competentes ou dos titulares das autorizações de colocação no mercado. 

Os dados publicados no site fazem referência a, aproximadamente, 250 medicamentos veterinários autorizados e respectivos efeitos secundários suspeitos, que foram observados após a utilização de determinado medicamento, mas que não estão forçosamente relacionados com ou causados pelo medicamento. 

“A disponibilização desta informação ao público permite que os interessados da EMA, incluindo o público em geral, acedam a dados importantes utilizados pelas autoridades reguladoras europeias para rever a segurança de um medicamento veterinário ou de uma substância ativa”, publica a Agência, citada pela publicação Animal’s Health. 

Os relatórios de efeitos secundários publicados no site podem ser pesquisados por meio do nome do produto ou pela pesquisa da substância ativa. Além disto, também é possível realizar a pesquisa por categoria, como espécies, raças e origem geográfica, ou consultar uma lista detalhada de casos individuais relatados para substância. 

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no