Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Elanco assina Termo de Compromisso Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ministério das Mulheres

Fernanda Hoe, diretora geral da empresa, participou da cerimônia oficial ao lado de autoridades e representantes da administração pública, em Brasília (DF)
Por Equipe Cães&Gatos
mulheres executivas
Por Equipe Cães&Gatos

A Elanco Saúde Animal é uma das organizações selecionadas para a adesão aos termos de compromisso da 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Ministério das Mulheres.  A cerimônia oficial de assinatura do documento aconteceu no último dia 28 de maio, em Brasília (DF), no auditório do Banco do Brasil, com a participação de Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco no Brasil, ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e de demais autoridades e membros da administração pública, como Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil; Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no país; Márcia Lima e Márcia Rollemberg, respectivas secretárias nacionais dos Ministérios da Igualdade Racial e da Cultura; Dandara Tonantzin, deputada federal e Vinicius Pinheiro, diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fernanda é a primeira mulher a liderar uma multinacional do setor da saúde animal na América Latina (Foto: Divulgação)

As cerca de 100 empresas signatárias do programa se comprometem a implementar planos de ação para promover a equidade de gênero e raça na cultura organizacional e na gestão de seus colaboradores. O programa terá duração de dois anos e as empresas participantes deverão apresentar, até abril de 2026, os resultados efetivos das iniciativas implementadas para, então, receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. 

No Brasil, atualmente, 51% dos cargos de gestão da Elanco são ocupados por mulheres. Com esse índice, a filial brasileira se destaca como referência para iniciativas globais da empresa em busca da equidade de gênero sustentável. Um exemplo é o programa Global Women Leadership, lançado no ano passado, que é voltado exclusivamente para mulheres iniciantes em cargos de gerência e coordenação. Por meio desse projeto, a Elanco oferece às suas colaboradoras capacitação para o desenvolvimento de habilidades em liderança e apoio ao crescimento profissional.

Quanto à promoção da equidade racial, a empresa implementa diversas ações para fortalecer seu quadro. Entre essas iniciativas, estão edições do programa de estágio com vagas afirmativas para pessoas negras e uma política de recrutamento e seleção baseada nas competências dos candidatos. Essas ações visam aumentar a representatividade de pessoas negras na empresa, elevando o percentual atual, que está um pouco acima de 20%. 

“A Elanco trabalha efetivamente para promover a equidade de gênero e raça e busca criar oportunidades para que mais mulheres e pessoas negras assumam cargos de liderança. Sabemos que a diversidade é vetor de crescimento, inovação e competitividade sustentáveis no mercado. Atuamos por meio do nosso Comitê de Diversidade e Inclusão, para a criação de uma cultura de gestão cada vez mais plural e inclusiva. Para exemplificar, somente entre 2021 e 2022 a presença de mulheres em cargos de gestão na Elanco Brasil subiu três pontos percentuais, em uma média maior que a global”, diz Fernanda.

Ações visam aumentar a representatividade de pessoas negras na empresa (Foto: Reprodução)

Médica-veterinária, Fernanda é a primeira mulher a liderar uma multinacional do setor da saúde animal na América Latina. Desde 2023, a executiva preside o Elanco Women’s Network (EWN) – grupo global criado para acelerar a equidade de gênero na organização, por meio do desenvolvimento profissional de mulheres. 

“Sabemos que ainda temos espaço para evoluir nessa área. Alinhados aos valores da Elanco e suas iniciativas, a adesão aos termos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ministério das Mulheres está totalmente em sintonia com nossa governança e cultura organizacional, permitindo-nos crescer ainda mais neste aspecto. Estamos muito felizes com essa oportunidade. É importante e prazeroso estar ao lado de mulheres inspiradoras e autoridades governamentais e presidentes, CEOS, diretores e equipes de empresas que, assim como a Elanco, dedicam e participam ativamente deste processo civilizatório de mudança”, conclui.

Fonte: Elanco, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Quais doenças causam perda de massa muscular nos pets?
Por que os animais de estimação não podem comer chocolate?
Entenda quais alimentos causam intoxicação em animais domésticos

Compartilhe este artigo agora no