Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Elanco lança programa “Pegada Sustentável” para incentivar o descarte correto de produtos de saúde dos pets

Ação deve beneficiar 650 parceiros no primeiro ano. A ideia é viabilizar que tutores e médicos veterinários possam assumir um compromisso com a destinação correta das embalagens
Por Equipe Cães&Gatos
pegada sustentável
Por Equipe Cães&Gatos

A Elanco Saúde Animal, empresa referência no desenvolvimento de soluções para a saúde e bem-estar de animais de produção e de companhia, lança o programa “Pegada Sustentável” com o propósito de viabilizar e incentivar o descarte correto e/ ou reciclagem de embalagens e produtos com resíduos do segmento de Pet Health.

O projeto vai começar, inicialmente, com o incentivo à destinação correta das embalagens e resíduos dos produtos Neptra – medicamento que trata a otite externa canina em só uma dose e aplicado pelo médico-veterinário – e Seresto, coleira antiparasitária para o controle de pulgas e carrapatos em cães e pulgas em gatos com mecanismo de ação por contato.

Coleira antiparasitária para o controle de pulgas e carrapatos em cães e pulgas em gatos com mecanismo de ação por contato (Foto: Divulgação)

A companhia disponibilizará, em clínicas, hospitais veterinários e petshops parceiros, coletores para captar coleiras Seresto usadas, bisnagas vazias de Neptra e as embalagens dos produtos. Empresas especializadas farão o recolhimento e envio dos itens para a logística reversa, onde ocorrerá o descarte correto das embalagens, resíduos de produtos e reciclagem de papelaria. A Elanco será responsável por este processo junto aos parceiros, de forma a contribuir para que a ação siga corretamente ao longo da cadeia.

Além dos coletores, os locais também receberão outros materiais de comunicação sobre os dois medicamentos, abordando os benefícios dos produtos para os pets e como a destinação correta após seu uso beneficia a todos: pessoas, pets e o planeta. “Entendemos que é nosso papel contribuir para essa mudança no mercado e também para viabilizar esse movimento que vem para atender uma exigência dos próprios tutores. As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o seu papel em relação à sustentabilidade do planeta”, afirma Karina Toledo, gerente de marketing de terapêuticos de Pet Health da Elanco Brasil.

Segundo um estudo que envolveu mais de 21 mil entrevistados de 27 países, consumidores de todas as partes do mundo estão cada vez mais atentos aos impactos ambientais e a sustentabilidade. No Brasil, o cenário não é diferente: 73% dos entrevistados afirmaram estar “profundamente preocupados com a fragilidade do planeta”, índice superior à média global que girou na casa dos 64%.

Roberta Paiva, gerente de marketing de parasiticidas de Pet Health da Elanco, conta que a empresa também apoiará campanhas de incentivo, com desconto na recompra de Seresto para os tutores que devolverem a embalagem, bula e da coleira usada nos pontos de coleta, e para os médicos-veterinários que aderirem à ação e realizarem compras de Neptra, além de outras ações de ativação.

Diferentes mercados estão caminhando para a economia circular, trocando o conceito de lixo por resíduos, e assim, cuidando para que estes resíduos possam ser reaproveitados e reinseridos (Foto: Divulgação)

“Estamos trabalhando em diversas frentes para ampliar a conscientização e apoiar esse hábito tão importante de destinação correta dos resíduos”, afirma Roberta. Ela destaca que os diferentes mercados estão caminhando para a economia circular, trocando o conceito de lixo por resíduos, e assim, cuidando para que estes resíduos possam ser reaproveitados e reinseridos, de algum modo, na cadeia produtiva, e que o mesmo vale para o setor de saúde animal. “Nossa proposta é apoiar os médicos veterinários para que consigam introduzir práticas mais sustentáveis na gestão de suas clínicas ou nos hospitais veterinários onde atuam”, relata.

A iniciativa faz parte do Healthy Purpose, pilar de sustentabilidade da Elanco, atrelado a quatro propósitos principais: Planeta Saudável, Empresa Saudável, Animais Saudáveis e Pessoas Saudáveis.

Adoção responsável & bem-estar animal – além do “Pegada Sustentável”, outra iniciativa de responsabilidade socioambiental da companhia é o “Movimento Adoção de Responsa”, criado para incentivar a adoção responsável de pets, isto é, o ato de adotar um animal de estimação com o compromisso de fornecer cuidados adequados ao longo de toda sua vida. No final do ano passado, como desdobramento do movimento, a empresa anunciou o lançamento do aplicativo “Cãobinado”, que tem como proposta fazer o “match” entre cães que estão em ONGs ou abrigos, com quem tem o perfil mais adequado para cuidar daquele animal. O projeto está em fase piloto e conta com animais cadastrados de duas instituições em São Paulo – Cão Sem Dono e Projeto CAPA. (Centro de Proteção e Apoio Animal).

A ideia é que as ONGs usem o app como um instrumento auxiliar de divulgação dos animais cadastrados e como pré-triagem das pessoas interessadas.

Fonte: Elanco, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Veja como descobrir a idade de um gato 
Feromônios auxiliam no bem-estar dos gatos
Acupuntura é aliada no tratamento de cães com cinomose

Compartilhe este artigo agora no