Durante o mês de abril, o foco está voltado para a campanha “Abril Laranja”, que visa aumentar a conscientização sobre os maus-tratos aos animais e enfrentar uma realidade alarmante: de acordo com o Instituto Pet Brasil, aproximadamente 185 mil animais são abandonados ou resgatados de situações de maus-tratos no país, recebendo assistência de ONGs e grupos de proteção. Dentre esse número preocupante, cerca de 96% são cães. Essa situação ressalta a necessidade urgente de implementar ações que visem proteger e garantir o bem-estar dos animais, enfatizando a importância de iniciativas educativas e preventivas para combater essa prática cruel.
Em resposta a isso, a Elanco Saúde Animal lançou, em 2021, o Movimento Adoção de Responsa, que reúne atividades destinadas a conscientizar sobre o ato de adoção, enfatizando as responsabilidades que os tutores têm para garantir adoções bem-sucedidas que não terminem em abandono ou maus-tratos. Este ano, a empresa tem apoiado eventos de adoção em parceria com ONGs, como o realizado no primeiro domingo de abril, em colaboração com o Projeto CAPA (Centro de Apoio e Proteção Animal) em São Paulo.
A iniciativa tem seu próprio site, o Movimento Adoção de Responsa, que aborda vários aspectos importantes do processo de adoção, como espaço disponível, disposição de tempo para os cuidados com o pet, composição da família para aceitar um novo membro, rotinas, entre outros. “O processo de adoção deve ir além dos aspectos emocionais ou escolhas baseadas simplesmente em características físicas do animal. Como qualquer ser vivo, os animais precisam de tempo para se adaptar, o que requer paciência e apoio. Muitas pessoas desistem, devolvendo o animal de estimação ou até mesmo abandonando-o novamente. Mas vale ressaltar que o abandono é um crime, com penalidades previstas em lei, assim como os maus-tratos,” adverte a gerente de Marketing de Saúde Animal da Elanco Brasil, Roberta Paiva.
Para enfatizar ainda mais a atenção a esses pontos, em 2023, a Elanco criou o aplicativo Cãobinado, que faz o “match” ideal entre cães em ONGs ou abrigos e aqueles com o perfil mais adequado para cuidar desse animal. “O processo de adoção precisa ir além da estética do animal. Os animais de estimação, como nós, também têm suas personalidades, hábitos e necessidades específicas. O aplicativo é mais uma ferramenta para ajudar nesse processo e chamar a atenção para a importância da avaliação das demandas do cão e como essas devem combinar com o estilo de vida do futuro tutor,” destaca Roberta Paiva.
O zootecnista, mestre em Medicina Veterinária e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti, tem sido consultor do Movimento Adoção de Responsa desde sua concepção. Segundo ele, a falha na adoção é uma das principais causas do abandono de animais. Um levantamento realizado por ele em sua tese de mestrado, intitulada “Expectativas dos adotantes de cães domésticos (Canis lupus familiaris) e motivos de sua devolução”, revelou que a duração média da permanência de um cão adotado de abrigo no Brasil é de pouco mais de um ano (14,8 meses). O estudo também expôs aspectos tristes das adoções: de um total de 189 animais, 15% foram doados pela própria família adotante inicial, 4,3% fugiram e 3,2% foram devolvidos ao abrigo. Isso evidencia que o processo de inserção do cão no ambiente familiar muitas vezes é desafiador e não alcança sucesso.
“É por isso que estamos dedicados ao Movimento Adoção de Responsa. Uma adoção bem-sucedida tem um impacto positivo na vida do animal e da família que o acolhe. Um animal é um companheiro para a vida, trazendo benefícios para a saúde física e mental de seu tutor e de toda família, como demonstram diversos estudos. Adotar é um ato de responsabilidade e amor”, conclui Roberta.
O Movimento Adoção de Responsa integra o compromisso Pet Pledge da Elanco: uma série de iniciativas desenvolvidas para ajudar milhões de animais de estimação a receberem melhores cuidados por meio de colaborações com médicos-veterinários e tutores em 90 países.
Fonte: Elanco, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Unidades de Vigilância em Saúde protegem a Saúde Pública contra zoonoses e pandemias
CFMV destaca urgência da regulamentação do transporte aéreo e rodoviário de animais
Dr. Pet lança o primeiro videocast do segmento pet em parceria com Nexgard Spectra