in

Artigo aponta as principais emergências que afetam a saúde dos Ferrets

É importante saber reconhecer as principais enfermidades que acometem os furões

Os ferrets, também chamados de furões, são mamíferos carnívoros da família dos mustelídeos. Devido ao seu pequeno porte, comportamento curioso e capacidade de desenvolver fortes vínculos com seus tutores, eles têm se tornado cada vez mais populares nos lares brasileiros. Por conta disso, é importante que o médico-veterinário saiba reconhecer as principais enfermidades que acometem os ferrets, assim como os procedimentos para situações de emergência.

CONVULSÕES

São muito comuns em ferrets e podem ter diversas causas. A principal delas é a hipoglicemia, mas, também, podem ocorrer devido à hipocalcemia, hipotireoidismo, anorexia, encefalopatia hepática ou urêmica, cinomose e hipóxia.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é a causa mais comum de convulsões em ferrets e costuma ocorrer devido a insulinomas, que são pequenos tumores (0,5-2 mm) nas células β-pancreáticas, que levam ao aumento das concentrações de insulina no sangue.

O diagnóstico é feito por meio da detecção de níveis de glicose sanguínea menores do que 60-70 mg/dL. Obtém-se o diagnóstico ideal usando equipamentos que medem os níveis de glicose pelo método da hexoquinase de maior precisão. Caso não seja possível, o uso de medidores de glicose portáteis para cães e gatos também pode ser feito. Já os medidores para humanos costumam subestimar a glicose sanguínea em ferrets, não sendo recomendados.

Após o diagnóstico de insulinoma, o tratamento é feito por meio da remoção cirúrgica ou com da administração de medicamentos, dependendo da situação do paciente e condição financeira do tutor.

Leia a reportagem completa na edição de outubro da C&G VF. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Tumores de mama em gatas se apresentam de forma mais agressiva que nas cadelas

Novo concurso da Polícia Civil conta com vagas para médicos-veterinários

Prof. Aulus Carciofi comanda simpósio sobre nutrição clínica de cães e gatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

premiações prof octavio e prof paulo

CFMV entregou prêmios de reconhecimento a Zootecnista e Médico-Veterinário

uso de animais em pesquisa

CRMV-SP apoia evento sobre uso de animais em pesquisa clínica veterinária