A empresa britânica Yora criou uma ração para cães que pretende diminuir a exploração de água, solo e pesticidas. Trata-se de um produto feito com larvas da mosca soldado negra (Hermetia illucens), uma das mais baratas fontes de proteína do planeta.
Segundo especialistas, animais domésticos representam cerca de 20% do consumo mundial de carne bovina, suína, de aves e peixes. Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, prevê que, se até um quarto da carne utilizada para ração fosse destinada para humanos, aproximadamente 26 milhões de norte-americanos seriam alimentados.
A pesquisa ainda apontou que insetos comestíveis são excelente fonte de vitaminas e minerais. Em comparação com o gado da pecuária de corte, eles exigem menos água e terra para a criação. “Alimentos premium para animais de estimação são ótimos produtos, mas à medida em que a Terra aquece e os recursos diminuem, deveríamos estar realmente fornecendo tanta carne a eles?”, questionou o fundador da Yora, Tom Neish.
A empresa afirmou que as larvas da mosca soldado negra geram 25 vezes menos emissões de gases do efeito estufa por quilo, utilizam 47 vezes menos solo, e 20 vezes menos água a cada litro.
As larvas da ração seca de Yora contêm 23% de proteína bruta por porção. Elas são processadas até virarem uma farinha, que depois é misturada com aveia, batata e vegetais naturais – o rótulo menciona alimentos como couve e salsa. De acordo com a empresa, foram escolhidas hortaliças que não demoram tanto para crescer, utilizando menos recursos naturais.
A empresa oferece pacotes em três tamanhos: 1,5 kg, 6kg e 12kg. A menor custa 13,99 libras esterlinas (o equivalente a R$ 66 na atual cotação). A princípio, o consumo de larvas pode não parecer apetitoso. Contudo, pesquisadores indicam que muitos cães possuem poucos critérios quanto ao gosto da ração – e, por isso, não se importariam de comer larvas.
Além disso, caso o animal não se acostume com o produto, a Yora garante o dinheiro de volta ao comprador. “Não envie-a de volta para nós, dê a um amigo ou abrigo de animais para que a ração não seja desperdiçada”, divulga a empresa no site.
Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.