Uma reunião organizada no início da semana entre representantes de diversos conselhos profissionais da área da saúde teve como foco o debate sobre o ensino a distância da Medicina Veterinária. O posicionamento contrário deu origem a uma moção de repúdio assinada por todos os representantes ligados à Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop, Florianópolis/SC).
Em outro encontro, ocorrido no mesmo dia, entre os representantes, houve um debate em relação aos prejuízos à formação com a usualidade deste modelo de ensino para os profissionais da saúde, como um todo.
Parte do documento menciona outros cursos ligados à saúde, como enfermagem e educação física, que, segundo os representantes, não cumprem as exigências legais no módulo de ensino a distância. Outro fator apontado é a não disposição de equipamentos adequados e suficientes para atender o número de acadêmicos.
A moção de repúdio foi entregue ao deputado CesarSouza que afirmou que dará sequênciana análise (Foto: divulgação)
“Eu integro a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e agora estarei atento ao andamento de projetos nesta área. Não podemos deixar que esta área tão importante para a sociedade seja ensinada totalmente a distância”, argumenta o deputado Rogério Mendonça Peninha, que esteve presente na reunião.
Em posicionamento oficial, o Conselho Nacional de Saúde (CNS, Brasília/DF) se manifestou sobre o assunto, por meio da Resolução nº 515, em junho de 2016, declarando sua contrariedade sobre a prática. A alegação do órgão também está direcionado aos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais.
Estiveram presentes no primeiro encontro os presidentes do Crefito-10, Sandroval Torres, e do CRN-10, Maria do Carmo de Lima Martins, a conselheira do CRN-10, Clarice Melo, o presidente do Conselho Nacional de Saúde e assessor do CRF-SC, Ronald dos Santos. Já no segundo debate participaram o tesoureiro da Ascop/SC e representante do CREF3/SC, Marino Tessari, a diretora do Crefito-10, Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres, a conselheira tesoureira do Coren (SC), Alessandra Junkes Coutinho, e o assessor técnico do CRMV/SC, Paulo Augusto Aragão Zunino.
Fonte: Ascop, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.