Uma boa alimentação, assim como para nós, humanos, é fundamental para manter a saúde de cães e gatos em todas as fases da vida. E basta uma breve visita ao pet shop, físico ou virtual, para verificar que, atualmente, existe uma infinidade de opções de alimentos à disposição. Mas como escolher o melhor alimento para nutrir de verdade o animal?
“Os tutores devem ficar atentos ao que colocam no carrinho, optando sempre que possível por produtos de alta qualidade e que atendam às especificidades do pet”, indica o médico-veterinário e supervisor de Capacitação Técnico-Científica da PremieRpet, Flavio Silva.
Ele esclarece que os alimentos para animais de estimação, atualmente, são segmentados. “Existem os alimentos standard, premium, premium especial e super premium. A diferença entre eles está na composição do produto, na qualidade, nos benefícios e isso interfere até na quantidade que deve ser oferecida”, diz Silva, ressaltando que cada tutor deve consultar um médico-veterinário para avaliar o que se adequa melhor às necessidades individuais do pet.
Segundo o executivo, é muito importante esclarecer que as diferenças entre os segmentos praticados pelo mercado vão muito além da embalagem e do preço e que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida, saúde e longevidade do animal de estimação. “A ciência de nutrição evoluiu muito e hoje temos alimentos específicos para diferentes portes, raças, faixas etárias, para animais castrados e até para apoiar no tratamento de algumas doenças”, aponta.
A dica para uma escolha consciente é sempre buscar informações de fontes confiáveis e consultar o médico-veterinário. Agora, conheça as principais diferenças entre os segmentos de alimentos para cães e gatos:
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM
Gestores: CFMV promove novo encontro a fim de melhor integrar os regionais
Projeto que monitora onça-parda na Mata Atlântica ajuda a entender o comportamento da espécie
Fernando de Noronha: Trabalho em equipe garante manejo de gatos com método CED