Com a recente tragédia que afeta o Estado do Rio Grande do Sul, mais do que as vidas humanas que foram atingidas, diversos animais também têm sofrido com as enchentes. De acordo com as últimas informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado, cerca de 364 dos 496 municípios registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas.
Todo este transtorno causado pelos temporais tem preocupado a todos, e diversas equipes de resgates animais também entraram em ação, trabalhando diariamente para resgatar e socorrer diversos animais que não conseguiram se salvar sozinhos.
Com 85% da população do Estado sem água, as ajudas humanitárias estão vindo de todos os lugares do Brasil e de alguns países vizinhos. A ONG Campo Bom Pra Cachorro já realizou o resgate de mais de 80 animais em situação de vulnerabilidade com o apoio de diversos voluntários.
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) também entrou em ação e já atendeu mais de 100 animais nas zonas de risco. Recebendo doações de alimentos, rações, medicamentos e outros itens necessários para as atividades, o GRAD vem atuando nas regiões de Esteio, São Sebastião do Caí, além de buscar formas de ampliar o deslocamento das equipes. E esses são apenas dois exemplos entre tantas entidades empenhadas nestas ações.
O auxílio pode ser prestado por meio de doações de rações para cães e gatos, além de casinhas, tapetes higiênicos e lares temporários para receber os animais resgatados. As equipes têm se mobilizado por meio de embarcações, que permitem o deslocamento nas áreas afetadas, auxiliados por bombeiros e médicos-veterinários, que dão o suporte necessário às vítimas.
As pessoas que desejem auxiliar de alguma maneira podem entrar em contato com a ONG pelo Instagram @campobompracachorro, e caso desejem podem realizar doações via PIX pelas chaves: ongcampobompracachorro@gmail.com ou CNPJ: 24.494.672/0001-69.
Identificação dos animais desaparecidos
Além do serviço de resgate, os voluntários estão se mobilizando para localizar os tutores dos pets resgatados. Com a ajuda de um perfil no Instagram, os animais localizados estão sendo divulgados a fim de que encontrem seus proprietários.
O perfil @enchentecaescampobom reúne os animais localizados nas enchentes que afetam Campo Bom (RS) e que, atualmente, estão em lares temporários de voluntários, que se mobilizam no apoio.
A instituição ainda busca novos lares temporários que possam receber os animais afetados neste momento tão crítico que tem atingido o Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Redação Cães e Gatos, com informações de Correio Braziliense e GRAD.
LEIA TAMBÉM:
Mau hálito, dentes fracos e amarelados: se seu pet está assim, redobre os cuidados
Ansiolíticos utilizados em Medicina Humana podem ser eficazes em cães
Cão filhote pode comer ração de cão grande?