A cistite em gatos é um problema urinário comum que provoca muita dor e incômodo ao felino. Trata-se de uma inflamação na bexiga que pode ter origem em diferentes questões ou até ocorrer por causa desconhecida.
O médico-veterinário e gerente Técnico Nacional da Total Alimentos (Três Corações/MG), Marcello Machado, explica as causas, sintomas e tratamento para essa afecção. “Além disso, a doença pode desencadear outros distúrbios no sistema urinário e, se não tratada adequadamente, motiva complicações graves”, explica.
Em geral, a ocorrência dessa enfermidade é mais frequente em animais machos entre dois e seis anos. “A identificação da cistite felina acontece por meio de exame clínico, testes de urina e exame de imagem, sendo importante que, ao fechar o diagnóstico, sejam identificados os possíveis agentes causadores do problema”, explana.
Baixa ingestão de água também pode causar acistite nos gatos (Foto: reprodução)
Diferentemente da maior parte dos animais, as bactérias não são os principais causadores da cistite nesses pets. É mais comum que o aparecimento da patologia tenha relação com fatores como idade, alimentação incorreta, baixa ingestão de água, doenças anteriores, obesidade e estresse.
Gatos estressados, ansiosos e agressivos sofrem alterações no sistema endócrino, neurológico e de defesa do organismo, segundo Machado, e isso aumenta a predisposição do pet ao desenvolvimento de cistite. Nesses casos, o diagnóstico é mais complicado e requer uma análise mais detalhada sobre cada sintoma. “Esse tipo de cistite ocorre quando o animal vive em um ambiente sem condições adequadas para o desenvolvimento saudável e não recebe os cuidados necessários referentes à alimentação, saúde, atenção e higiene”, conta Machado e adiciona que ainda existem casos de cistite idiopática, em que o agente causador é desconhecido.
Sintomas. Quanto mais cedo a patologia for identificada, menos o felino sofrerá com os sintomas e menores as chances de complicações. Caso o tutor note algum dos sintomas de cistite em seu animal de estimação, deve procurar a orientação de um especialista para realizar exames detalhados. “Os indícios mais comuns são periúria, dor ao urinar, sangue na urina, diminuição na quantidade da urina e urina com odor forte”, enumera.
Alimentação. Os felinos diagnosticados com cistite devem receber medicação recomendada pelo veterinário e ter cuidados especiais com a ingestão de água e alimentação, de acordo com o profissional. “A melhor ração para gato com cistite deve ter quantidades reguladas de sódio, magnésio e fósforo. A Equilíbrio Veterinary Urinary foi desenvolvida para oferecer um auxílio no tratamento da cistite, pois proporciona uma nutrição completa ao animal e tem uma formulação específica para não sobrecarregar o sistema urinário”, indica.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.