Gatos são animais que promovem a própria limpeza por meio do hábito de se lamberem. Estima-se que, em média, eles invistam nesse ritual entre 20 e 25% do tempo que permanecem acordados. De acordo com a supervisora de Assuntos Veterinários da Hill’s Pet Nutrition, Brana Bonder, a língua áspera dos gatos também remove os pelos soltos, que formam no estômago, as famosas bolas de pelos, também conhecidas como tricobezoar.
O mais comum, segundo Brana, é que essas bolas de pelo sejam expelidas pelas fezes, mas também podem ocorrer via oral sem nenhum prejuízo ao organismo do animal. Mas, é preciso atenção do tutor quanto à frequência desses vômitos, que não pode ser superior a dois por mês. “Considerando a variedade de causas relacionadas ao vômito, em caso de excesso, a recomendação é buscar orientação de um médico-veterinário que fará um minucioso exame clínico, incluindo a avaliação do histórico alimentar do animal. Na maioria das vezes, o vômito crônico está associado a indiscrições alimentares, doenças infecciosas, corpos estranhos no organismo ou parasitárias”, ressalta Brana.
Para auxiliar o gato a não ingerir pelos em demasia, a especialista indica três boas práticas, entre elas, promover a escovação semanal dos pelos. “Isso ajudará na remoção dos pelos que estão soltos, fazendo com que o animal ingira uma quantidade reduzida quando for se lamber”, descreve.
Outra boa prática é consultar o veterinário regularmente. “O ideal é que se faça um check-up anual. Isso ajudará tanto na prevenção de doenças quanto na rápida detecção das que apareçam. Na consulta, o tutor deve ter em mãos informações sobre vacinas, hábitos alimentares e acontecimentos estranhos à rotina do animal”, informa.
Investir em alimentos de qualidade também é uma das dicas de Brana. “Alimentar o pet de maneira adequada é fundamental para a saúde e qualidade de vida dele. Por isso, é preciso dar preferência a alimentos de alta digestibilidade e que contenham fibras e prebióticos, pois isso contribui bastante para a saúde intestinal do animal”, menciona.
No mercado brasileiro, a Hill´s Pet Nutrition está lançando o alimento Hill´s Prescription Diet i/d feline úmido, destinado para gatos adultos e filhotes que contenham alterações gastrointestinais, como vômito e diarreia, que oferece todos os benefícios citados e contém o prebiótico FOS, que favorece as bactérias benéficas do intestino, o qual colabora para a saúde intestinal.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.