Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, e publicado na revista Nature Ecology and Evolution mostrou que mais de 500 espécies de aves podem desaparecer ao longo do próximo século.
De acordo com a pesquisa, as aves mais ameaçadas de extinção são papagaio-do-mar, rola-brava europeia e abibe-real, espécies que se desaparecem poderão gerar desequilíbrios ecológicos significativos.
Para chegar a essa conclusão foram analisados dados de quase 10.000 espécies de aves. Dentre os principais fatores para essa ameaça estão a perda do habitat natural, impulsionada pela expansão e intensificação da agricultura.
O que fazer para evitar o problema?
Segundo os cientistas, é preciso implementar em caráter de urgência programas especiais de recuperação, como a reprodução em cativeiro e o restauração de habitats, medidas que são cruciais para evitar a extinção de espécies únicas e insubstituíveis.
“Estamos perante uma crise de extinção de aves sem comparação nos tempos modernos”, afirmou Kerry Stewart, autora principal do estudo, ressaltando que a situação é alarmante, pois a projeção triplica o total de extinções registadas nos últimos 500 anos.
O problema é que, mesmo que a destruição de habitats, a caça e as alterações climáticas fossem combatidas atualmente, ainda assim cerca de 250 espécies de aves continuariam em risco de extinção, pois se encontram em uma situação extremamente vulnerável.
“Muitas espécies estão tão ameaçadas que simplesmente reduzir os impactos humanos já não é suficiente. É necessário investir em projetos de reprodução e recuperação dos habitats para garantir a sua sobrevivência”, relatou Stewart.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre a extinção das espécies de aves
Quais são as principais espécies de aves ameaçadas de extinção?
Segundo o estudo, as espécies com maior risco de extinção são papagaio-do-mar, rola-brava europeia e abibe-real.
Quais os principais motivos para a extinção das aves?
O principal motivo para tantas espécies de aves estarem com possibilidade de extinção é a perda de habitat natural ocasionada, principalmente, pela expansão e intensificação da agricultura.
O que fazer para minimizar o problema?
A principal forma de diminuir esse problema é criando programas especiais de recuperação de aves, como a reprodução em cativeiro e a restauração dos seus habitats.
LEIA TAMBÉM:
Depois do lobo terrível, empresa quer ‘ressucitar’ ave gigante
Em breve Califórnia terá a maior ponte do mundo dedicada à travessia segura de animais
Pesquisador alerta para possibilidade de extinção de jumento brasileiro em menos de cinco anos