Agrados e mimos aos pets fazem parte da geração Y, é o que indica a GfK, empresa de estudos de mercado, ao avaliar a população dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, 35,2% das 75 milhões de pessoas com idade entre 18 a 34 anos, nos EUA, têm um cão ou gato – a porcentagem é 3% maior em comparação com os boomers (nascidos entre 1946 e 1964).
O segmento pet vem crescendo progressivamente a cada ano. Em 2016, o mercado pet mundial faturou US$ 105,3 bilhões de dólares, um crescimento de 3% comparado ao ano de 2015, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, São Paulo/SP).
Tutores de cães e gatos estão dispostos a investirmais nos alimentos dos pets (Foto: reprodução)
Os tutores da geração Y gostam de novas tecnologias e produtos, querem mais customização, gastam mais com os pets, assim como nos médicos-veterinários e serviços pet e compram marcas e produtos que reflitam seu estilo de vida (lifestyle).
Assim como nos EUA, os tutores brasileiros estão preocupados em oferecer alimentos compatíveis ao estilo de vida que levam. Também estão dispostos a investir mais nos alimentos. No mercado nacional, o faturamento pet geral em 2016 atingiu R$ 18,9 bilhões, o que resultou um crescimento de 4,9%, entre 2015 e 2016. Falando em dados mensais, os investimentos foram de R$ 216,50 a R$ 411,32 com cães e R$ 121,39 com gatos. Mais de 67,5% desses gastos foram com pet food, de acordo com a Abinpet.
Nutrição. Alimentos naturais, livres de conservantes e corantes artificiais, com pedaços de frutas e até livres de grãos, são tendência no mercado pet food e muito procurados pelos tutores da geração Y. “Por isso, a Total Alimentos (Três Corações/MG) possui produtos desenvolvidos com ingredientes naturais, funcionais e alguns específicos para os novos estilos de vida, como sem glúten e transgênicos”, conta o diretor de Marketing, Ciro Mariani.
Segundo ele, na categoria de alimentos Premium Especial, a empresa conta com a linha Naturalis, que possui formulação 100% natural e é elaborada com arroz integral, aveia, cenoura, batata doce, ervilha e até com frutas, como maçã e mamão.
Já na classe de alimentos Super Premium, a companhia apresenta um produto destaque para os novos lifestyles, Equilíbrio Grain Free. “Esse é um alimento com alto valor biológico, livre de glúten e de grãos e formulado com fontes de carboidratos de alta digestibilidade, como a mandioca”, insere a gerente de Produto da linha Super Premium, Érika Miklos.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.