Projeto visa conscientizar tutores em relação à obesidade em animais de companhia
Alunos de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – UNESP, campus Botucatu, estão desenvolvendo um programa de perda de peso para a melhorar a qualidade de vida e a saúde dos animais.
O aluno do quinto ano, responsável pela organização do projeto, Rodrigo Rodrigues Paulo, conta que a ideia surgiu porque sua orientadora, a professora Alessandra Melchert, tem como linha de pesquisa a área de Nutrição Animal, obesidade e enfermidades que acometem o trato gastrointestinal.
De acordo com o observado, segundo ele, a maioria dos tutores desconhece as causas da obesidade, suas consequências para saúde do animal e como tratá-la. Ainda, muitos tutores também apresentam a questão socioeconômica como empecilho para manejo do problema, uma vez que as rações terapêuticas e o acompanhamento dos animais para tratamento da obesidade apresentam custo relativamente elevado.
O início estava programado para março de 2020, conforme Rodrigo. Porém, com a situação da Covid-19, as atividades do programa foram interrompidas, assim como o atendimento do Hospital Veterinário, em respeito às orientações dos órgãos de saúde. “Iniciaremos o programa assim que a situação atual voltar à normalidade. Terá três meses de duração por animal, podendo ser estendida, a depender do caso e da avaliação da equipe. O tempo de duração do projeto será de um ano, inicialmente”, informa.
Leia a reportagem completa, na edição de junho da C&G VF. Clique aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.